Douglas Silva é um dos participantes do Big Brother Brasil 22Reprodução/Globo

Rio- A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) expediu carta precatória para que o suposto autor dos crimes de preconceito e de injúria racial contra o ator Douglas Silva seja ouvido no Rio Grande do Sul, uma vez que não reside no Rio de Janeiro. Aristides Mathias Flach Braga, de 27 anos, teve a identidade revelada, nesta quarta-feira (26), pelo grupo hacker Anonymous, que invadiu o blog em que foram publicadas as ameaças e ataques racistas contra contra o artista e participante do Big Brother Brasil 22.
"Foi uma surpresa a identidade do suposto autor ter sido revelada. A polícia (do Rio) está trabalhando em parceria com a polícia do Rio Grande do Sul e também está pedindo informações à WordPress, a plataforma onde o blog está hospedado", afirma Ricardo Brajterman, advogado do artista.
O caso foi denunciado por Carol Silva, mulher do ator Douglas Silva, que prestou queixa na Decradi nesta quarta-feira. No post o ator era chamado de "macaco" em um blog que usou uma foto da Ku Klux Klan, um grupo racista, anticomunista e antissemita. Na postagem, o blog afirma: "Douglas Silva, um macaco no BBB".
O texto não está assinado e foi postado no dia 21 de janeiro. "Desde quando são permitidos macacos como integrantes de reality shows? Douglas Silva não passa de um primata, nada mais e nada menos", diz a postagem.

"Provavelmente o colocaram nesse programa por pena, até nisso é capaz de terem cotas. Este negro imundo deveria ser crucificado vivo, e, logo em seguida, ter seu corpo carbonizado. Não vejo sentido em colocarem um macaco imitador de circo na televisão. O lugar desse preto fedido é trabalhando no sol quente numa lavoura e levando chicotada do nosso amigo Capataz Sancto", continua o texto.
O grupo hacker Anonymous compartilhou as mensagens de ataques e também divulgou informações sobre familiares do autor, além de prints com outras declarações racistas. 
"Seu fim está próximo. Tomara que te joguem em uma cela só de negros quando você for preso. Desde 25 de janeiro estávamos tentando derrubar o blog ou descobrir onde estava hospedado e quem hospedou, porém, como o blog é hospedado no WordPress, isto dificultou bastante", diz o grupo hacker, que retirou do ar o blog com as postagens contra Douglas Silva.
 as investigações estão em andamento.