Material apreendido nesta quinta-feira durante ação da Desarme e da PRFDivulgação

Rio - Milhares de munições de fuzil foram apreendidas em Duque de Caxias, na BR 493, no km 53, durante uma ação realizada pela Desarme em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira. Estojos, insumos e equipamentos para recarga de munições de uso restrito também foram encontrados na carga aprendida.
Depoimentos apontam que o material pertence a Vitor Furtado Rebollal Lopes, conhecido como "Bala .40", dono de um arsenal de fuzis apreendidos no Grajaú, na Zona Norte do Rio, na operação Saigon, deflagrada nesta terça-feira com o apoio do Ministério Público.

O material, segundo a PRF, foi escondido às margens do Arco Metropolitano por um homem identificado apenas como J. C. L. F. Na terça, agentes apreenderam 55 armas de fogo, incluindo 27 fuzis na casa de Vitor Furtado. Ele foi preso na segunda-feira (24) na Rodovia GO-070 em Goiânia transportando cerca de 11 munições de fuzil calibres .556 e .308.

Após a operação, membros da organização criminosa passaram a se articular para destruírem provas e tentaram esconder o restante de material bélico que seria revendido ao tráfico de drogas. Todo o material é avaliado em R$ 1,8 milhão.

De acordo com as investigações, Vitor usava um certificado de colecionador de armas para adquirir o material de maneira legal para depois então vender para traficantes do Comando Vermelho.