Prova foi aplicada no Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis e Campos dos GoytacazesCleber Mendes/Agência O Dia

Rio - Mais de 127 mil pessoas realizaram, neste domingo, a prova para concorrer ao cargo de investigador da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). O exame foi aplicado a partir das 12h, em 190 polos distribuídos pelas cidades do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis e Campos dos Goytacazes. Os portões fecharam às 11h45. 


Por conta do exame, houve congestionamento em Bonsucesso, próximo a um dos pontos de aplicação da prova. De acordo com o edital, o concurso, que é de nível de ensino médio, irá oferecer 200 vagas para o cargo, com salário bruto inicial de R$ 5.840,37. Mais de 400 policiais civis estiveram envolvidos no apoio operacional, segurança dos polos e escolta das provas.

Além das vagas para investigador, a Polícia Civil também realizou concurso para outros cargos. Até o momento, já foram feitas as provas de perito criminal, perito legista, auxiliar de necropsia, inspetor e técnico de necropsia.

O último exame a ser realizado será para o cargo de delegado. A prova objetiva, que estava prevista para o dia 12 de dezembro, foi suspensa e remarcada para o próximo dia 13 de março, por conta da forte chuva que atingiu a capital e comprometeu a estrutura de alguns locais do certame.

Ao todo, o concurso vai disponibilizar 400 vagas para diversos cargos da corporação, sendo 200 para investigador policial; 100 para inspetor de polícia; 50 para delegado de polícia; 25 para perito legista; 10 para auxiliar policial de necropsia; 10 para técnico policial de necropsia; 05 para perito criminal.