Paes diz ter como objetivo chamar atenção para o protagonismo do Rio na Independência do paísFábio Costa/Agência O Dia

Rio - O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), o lançamento de um novo pacote de medidas em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022). Nomeado como 'Rio, capital da Independência', o projeto prevê ações em três áreas: conhecimento, memória e celebração, que vão abranger uma série de atividades em toda a cidade no decorrer do ano.

Uma das principais medidas será a restauração completa da Quinta da Boa Vista, incluindo as áreas de lazer e grutas. O local, considerado um importante centro histórico da cidade, também ganhará uma cara nova em seu entorno, já que todas as vias de acesso à Quinta serão pavimentadas e restauradas.

A "nova" Quinta será palco do 'Réveillon da Independência', um grande evento em celebração à data. Com 24 horas de programação, iniciando às 17h do dia 6 de setembro, a festa contará com música, teatro, exposições, atividades culturais e muitas outras festividades. O ápice será no momento da virada do dia 7 de setembro, data do bicentenário, durante a queima de fogos.

Durante a coletiva, Paes destacou que a data é importante para a cidade, agora vista como capital cultural do Brasil, antes capital do Império e da República, e uma parte significativa no processo da Independência.

"Ela (a história) deve ser contada e nos fazer refletir sobre o que nós somos, aquilo que nós construímos durante esses duzentos anos de Independência. Talvez seja esse o momento mais crítico e mais tenso da experiência brasileira (...) Acima de tudo, vamos refletir sobre o nosso país, sobre o papel da nossa cidade, celebrar o protagonismo que o Rio de Janeiro sempre teve, ainda tem e terá daqui para frente. Viva o bicentenário da Independência, viva o Brasil e viva o protagonismo da capital da Independência, que é o Rio de Janeiro", disse o prefeito.

Restauração de monumentos

Em relação à memória da cidade, alguns monumentos históricos serão restaurados nos próximos meses. Na lista, estão as estátuas de Dom João VI, Tiradentes, João Cândido e General Osório, localizados na Praça XV; e José Bonifácio, no Largo São Francisco. A estátua de Dom Pedro I, localizada na Praça Tiradentes, também será totalmente recuperada. Outros pontos como o Chafariz do Mestre Valentim, o Marco à Fotografia e o Teatro Carlos Gomes também serão revitalizados.

Os projetos de preservação não ficam restritos ao Centro da cidade. A Prefeitura do Rio também fará a revitalização de marcos históricos nos bairros de São Cristóvão, Santa Cruz e Paquetá.

Em Santa Cruz, a Ponte dos Jesuítas e todo o seu entorno passarão por obras de preservação e em Paquetá, o Solar Del Rei será totalmente reformado. Já em São Cristóvão, a Praça Dom Pedro II, o Largo da Cancela e o Terraço da Quinta irão passar por obras.
O secretário de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) Marcelo Calero, responsável pela gestão do projeto destacou a importância das ações para a cidade durante a efeméride.

"Esse momento da independência é muito propício para resgatarmos monumentos históricos, realizarmos a restauração de áreas da cidade ligadas à construção da soberania brasileira. Hoje foi o pontapé inicial do projeto, com um conjunto de ações que serão desdobradas em parcerias que vamos buscar, por exemplo, com museus", disse o secretário.


Educação em pauta no bicentenário

O calendário de ações também incluiu medidas no setor da educação. A Secretaria de Educação vai realizar o Festival Escolar Bicentenário da Independência, com participação de professores e alunos da rede municipal, promovendo jogos e concursos de conhecimento sobre a festividade. Além disso, o Arquivo da Cidade vai fazer a digitalização, a criação do livro físico e e-book "Documento Raros: a cidade do Rio no processo de Independência", contendo os principais arquivos da Independência, como a carta enviada por Dom Pedro I no Brasil ao seu pai, que será disponibilizado ao público e também renderá um documentário.

Caminhadas culturais

No setor cultura, a prefeitura irá promover caminhadas culturais para os cariocas em locais com importância história relacionados à Independência, com a presença de guias turísticos, historiadores e artistas. O "Andario" vai contar com mais de 100 percursos e prevê a realização de mil caminhadas.