Banhistas lotam a praia de Copacabana, na Zona Sul, no calor de 38ºC que fez hoje(03/03) no Rio.Fábio Costa / Agência O Dia

Rio - O clima no Rio está no estilo "um sol para cada um". Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade do Rio é a mais quente do país e a informação foi confirmada pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz previsões para todo o país, registrando a temperatura de 37,6ºC na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, até as 15H desta quinta-feira (3).
Ontem, quarta-feira (02/02), o Rio já registrava uma das maiores temperaturas do ano, o que também tinha acontecido na terça (01/03), com as temperaturas de 37ºC e 38ºC, respectivamente. Por enquanto, não há previsão de chuva e ventos que possam, pelo menos, amenizar o calorão.
Do outro lado da cidade, Márcia Cristina, 47 anos, moradora da Mangueira, na Zona Norte, trabalha como vendedora ambulante nos arredores do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, também localizado na Zona Norte, diz que está difícil de suportar. “Olha, eu trabalho assim todos os dias, mas hoje tá complicado. Haja água pra suportar, mesmo que a gente consiga um lugarzinho pra se esconder do sol, mas o mormaço tá demais. Esses dias têm sido complicados, mas hoje superou”, reclama.
Segundo o Sistema Alerta Rio, que funciona no Centro de Operações Rio (COR) e faz as previsões especificamente para o município, nesta quinta-feira “as temperaturas se mantiveram estáveis, com mínima registrada de 21,5ºC, às 6h30, no Alto da Boa Vista, e máxima de 38,9º, às 13h15 registrada em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde também foi registrada a maior sensação térmica do dia, 45,5ºC, às 13h30.
Nas redes sociais os internautas não perderam o bom humor ao reclamar do calor:


Um sinal de refresco

Ainda segundo o Alerta Rio, entre o final desta quinta-feira (03/03) e ao longo da sexta-feira (04/03), um sistema de alta pressão manterá o tempo estável na cidade do Rio de Janeiro, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas seguirão estáveis e elevadas.

Já para o sábado (05/03), novamente os ventos em altos níveis causarão ligeiro aumento de nebulosidade, mas ainda assim não há previsão de chuva.

E entre domingo (06/03) e segunda-feira (07/03), o céu volta a ficar claro e parcialmente nublado, mas sem chance de previsão de chuva para o município.
Cuidados com a saúde 
A dermatologista Joana Darc Diniz, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, ressalta que o calor intenso de 38 graus exige cuidados redobrados com a saúde. “Os dias ensolarados podem fazer mal à pele, como queimaduras, manchas, bolhas, sensação constante de calor, envelhecimento precoce e o que é pior, aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, seja no trabalho ao ar livre ou na praia a lazer, a pele deve estar sempre protegida. Muitas manchas de sol são irreversíveis”, explica.

A profissional ainda reforça que “todo cuidado é pouco. É muito importante manter a pele saudável na estação mais quente do ano. Em casa, no lazer, no trabalho, ou até mesmo para ir ao supermercado. O uso regular de protetor solar a qualquer hora do dia e local é fundamental”.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.