Fael e comparsas se passaram por policiais para matar comparsaReprodução

Rio - Foi preso na noite desta quinta-feira (3), o criminoso foragido da Justiça, Rafael Furtado Dias Menezes, o Fael, de 28 anos. O Portal dos Procurados havia lançado um cartaz em julho do ano passado pedindo informações sobre sua localização. A ação foi realizada por policiais militares do Núcleo de Inteligência da UPP do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo com colaboração do Disque Denúncia.
Fael tinha mandado de prisão em aberto por um homicídio praticado no dia 29 de março de 2020, registrado na 108ªDP, em Três Rios. Na ocasião, ele e três comparsas se passaram por policiais e invadiram uma casa, localizada margens da Rodovia BR 0-40, no bairro em Hermogenio Silva, no município. Em seguida, dispararam contra a vítima Wellington Mauricio de Oliveira, o 'Leiteiro'.

Segundo as investigações, "Leiteiro" havia se desligado da facção criminosa Comando Vermelho e migrado para a rival Terceiro Comando Puro, por isso, estaria sendo ameaçado de morte por antigos companheiros do CV.

Na noite de quinta-feira (3), Fael foi preso na Rua Saint Roman, em um dos acessos ao Pavão, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Ele estaria na comunidade para passar o feriado do Carnaval na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Contra ele constavam um mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Três Rios, pelos crimes de homicídio qualificado no ano de 2020 e tortura, em 2021. Além de dois mandados de prisão e influência no tráfico de drogas na sua cidade, Fael tem mais três anotações criminais:
- 2008 - Furto 
- 2017 - Tráfico de drogas
- 2020 - Associação criminosa
Dos quatro envolvidos no crime contra "Leiteiro", três já foram presos: Felipe Ferreira Rocha, o "Felipinho", Anderson dos Santos Lasdilau, o "Rato" e nesta quinta, o "Fael". O traficante Walace Costa Ferreira, Pelinha, ainda está foragido.