Operação do Corpo de Bombeiros se concentra na região da Chácara Flora e no Morro da Oficina, em PetrópolisLuis Alvarenga

Rio - O número de vítimas das chuvas de Petrópolis chegou, nesta quinta-feira, a 233. As equipes de busca encontraram uma pessoa na Chácara Flora no décimo sétimo dia de trabalho. Segundo a equipe científica da Polícia Civil, as vítimas são 138 mulheres, 95 homens e 44 pessoas com menos de 18 anos. Até o momento, há quatro desaparecidos.

O Corpo de Bombeiros continua os trabalhos de busca de um desaparecido no Morro da Oficina e de três no Rio Quitandinha. Os abrigos temporários recebem 994 pessoas que tiveram as casas destruídas com o temporal que atingiu o município da Região Metropolitana do Rio. Nesses locais, as famílias recebem a ajuda da Prefeitura de Petrópolis. Ao deixar os abrigos, elas vão ter direito ao aluguel social com o valor de R$ 1 mil.

Nesta quinta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou, nesta quinta-feira, um inquérito civil para apurar as responsabilidades relacionadas aos dois ônibus da empresa Petro Ita que caíram no Rio Quitandinha.

Entre as medidas iniciais, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis requisitou que a Secretaria de Defesa Civil informe se havia agentes do órgão próximos ao local do incidente, controlando o acesso de veículos à rua Washington Luís. Em relação à Viação Petro Ita, solicitou os protocolos da empresa no que se refere a situações de pânico e incêndio, além da indicação de quem eram os motoristas e cobradores dos ônibus.
Vistorias
A Prefeitura da cidade manteve o efetivo de agentes municipais à disposição para apoio ao Corpo de Bombeiros, nas buscas dos cinco desaparecidos. Nesta quinta-feira, 150 militares estiveram empenhados nos trabalhos de buscas no Morro da Oficina, Chácara Flora e ao longo do Rio Quitandinha. A Polícia Civil informou 232 óbitos, sendo 138, mulheres, 94 homens e 44 menores. A Secretaria de Assistência Social mantém o atendimento a 1.007 pessoas que perderam suas casas.
A Secretaria de Defesa Civil trabalha nas vistorias das áreas afetadas com todo o efetivo destacado para o atendimento das mais de 4.117 ocorrências, dessas a maior parte foi causada por deslizamentos. Até o momento, mais de 2,2 mil vistorias estão em andamento com as equipes formadas por engenheiros, geólogos e técnicos. Hoje os agentes estão na parte da manhã, destacados para avaliações em diferentes localidades, maior parte nas regiões do primeiro distrito, área com o maior registro de danos.