Mulher foi conduzida à delegacia suspeita de tentar atear fogo em veículo BRT no Terminal AlvoradaReprodução/ TV Globo

Rio - Uma mulher grávida foi levada para a delegacia na noite de terça-feira (8) após ameaçar atear fogo em um BRT no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ela foi detida por policiais militares do BRT Seguro por volta das 20h com um galão de gasolina.
A gestante estaria revoltada pelo tempo de espera no local, que superava 1 hora. Uma equipe se encontrava dentro de um coletivo quando foram acionados por passageiros após a passageira tentar atear fogo em uma composição do BRT no Terminal Alvorada. Os agentes conseguiram evitar o ato e conduziram a mulher para a 16a DP (Barra).
Os passageiros enfrentaram um verdadeiro teste de paciência na noite de terça-feira. A Prefeitura do Rio, por meio da Mobi Rio, que administra o modal, informou que, devido às condições de desgaste da frota e das altas temperaturas, houve 78 panes nos articulados no decorrer de todo o dia de ontem devido ao superaquecimento. O desfalque provocou mais espera e superlotação para quem usa o BRT para se locomover. Segundo a prefeitura, todos os veículos foram recuperados pela manutenção volante e retornaram gradativamente à operação.
Nesta quarta-feira (9), a frota voltou a sofrer desfalques. Foram 30 panes nos articulados no decorrer da manhã causadas por superaquecimento. Todos foram recuperados pela manutenção volante e voltaram gradativamente à operação. O número total de veículos disponibilizados para operação hoje no horário de pico da manhã foi de 282 (178 articulados + 104 urbanos que reforçam a frota).
A empresa que administra o BRT, Mobi Rio, destaca que um dos fatores que contribuem para o superaquecimento é o lixo jogado nas pistas do BRT. "Os detritos entram pela ventilação do radiador, o que acaba entupindo e provocando o problema", informou a empresa pública de Transportes.
Em outra ocorrência, também na terça-feira, uma equipe foi acionada pelo Centro de Controle do BRT para verificar dois homens que haviam furtado uma placa de alumínio e uma grade da estação Rio 2. Os agentes se deslocaram até o local e prenderam os dois, sendo que foi direcionado ao hospital Lourenço Jorge, após uma queda, enquanto o outro foi conduzido para a 31ª DP (Ricardo Albuquerque).

No início da tarde de ontem (8), os agentes do BRT Seguro também foram novamente acionados pelo Centro de monitoramento da Mobi Rio para checar um tumulto na estação Recreio Shopping. Ao chegar ao local, constataram que se tratava de uma situação de importunação sexual. O acusado foi conduzido 16a DP.

Desde o início do programa BRT Seguro, em junho de 2021, foram realizadas mais de 200 prisões por furto, roubo, depredação e importunação sexual. 
Dois homens caem de BRT nesta semana
Um homem caiu de um articulado em movimento na manhã desta quarta-feira (9). O passageiro foi socorrido pelos bombeiros e apresentou ferimentos leves, com arranhões. O caso aconteceu na Estrada da Pedra, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Rogério de Oliveira, 38, foi levado ao Hospital Pedro II e tem quadro de saúde estável.
Na tarde do último domingo, foi o adolescente Felipe Gabriel da Silva Domingos, de 16 anos, que se acidentou e caiu por uma das portas do BRT na estação de Magalhães Bastos. Ele foi internado em estado grave no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Nesta quarta-feira, ele está com quadro de saúde estável. 
De acordo com a MOBI-Rio, empresa pública da Prefeitura do Rio que administra o BRT, o motorista do articulado não viu o momento em que o jovem caiu e, por isso, não prestou socorro. A responsável pelo transporte mencionou ainda que o ato de forçar as portas, praticado por passageiros dos articulados, que é considerado vandalismo, aumenta o risco de acidentes para todos os passageiros do sistema de transportes.