Fábrica é interditada por não cumprir os dispositivos legais de proteção ambiental nem de saúde da população localDivulgação


Rio - A concreteira Fob Mix Concretos Ltda, em Santa Cruz, na Zona Oeste, foi interditada nesta quarta-feira (9). A medida ocorreu durante ação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em operação conjunta com Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental. A fábrica recebeu advertência da Patrulha Ambiental por não cumprir os dispositivos legais de proteção ambiental nem de saúde da população local.

De acordo com a prefeitura, também havia violação dos direitos dos trabalhadores. O funcionamento da fábrica vinha sendo motivo de várias reclamações da população do entorno, pois causava poluição atmosférica, por meio da dispersão de particulados derivados de cimentos e agregados.
O gerente da empresa, Fernando de Oliveira Lima, foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde prestou esclarecimentos. Segundo a polícia, ele vai responder por crime ambiental, por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora sem nunca ter dado entrada no licenciamento.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a poeira de cimento é altamente prejudicial à saúde, pois se agrega nas mucosas respiratórias, o que pode causar a silicose, doença ocasionada por partículas de sílica presentes no pó de cimento. A silicose é capaz de levar à morte em longo prazo.

Nas ruas do entorno, fiscais flagraram carreamento de resíduos sem tratamento para o logradouro público, que gerava entupimento das galerias de águas pluviais.