Polícia Civil faz operação na Cidade de DeusReprodução Rede Globo

Rio - A Polícia Civil fez uma operação, na manhã desta quinta-feira, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. De acordo com a corporação, a ação teve como objetivo prender integrantes de uma organização criminosa voltada para o roubo de joias de ouro. As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão e prenderam um homem por envolvimento com o tráfico de drogas. 
Ação foi deflagrada pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e pela 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Três criminosos, considerados foragidos e com mandados de prisão em aberto, estão sendo procurados. Segundo as investigações, a organização age, principalmente, em estabelecimentos comerciais localizados em bairros da Zona Oeste.
Entre os crimes cometidos pelos integrantes da quadrilha, estão o latrocínio (roubo seguido de morte) do guarda municipal Leonardo César de Alcântara Santos, ocorrido no dia 7 de agosto do ano passado, em Campo Grande, na Zona Oeste, e o roubo de um cordão de ouro de um policial militar, no dia 1º de novembro de 2020, no bairro Recreio dos Bandeirantes.
Nas redes sociais, moradores relataram a presença de diversas viaturas dentro da comunidade. Eles disseram que há um helicóptero da corporação sobrevoando a região conhecida como Karatê.
Criminosos que atuam na Cidade de Deus também montaram diversas barricadas e atearam fogo em pneus para impedir a entrada dos policias na comunidade.