A ação deverá se estender por todo o Canal de MarapendiDivulgação

Rio - A Prefeitura do Rio realizou nesta quinta-feira (10) uma operação para retirada de embarcações abandonadas na faixa de areia no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Os barcos estavam poluindo o meio ambiente e o visual do canal. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), contou com o apoio do Grupamento Náutico da Guarda Municipal e da Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a prefeitura, os donos das embarcações abandonadas foram notificados previamente por duas vezes para que fizessem a retirada, o que não aconteceu. No primeiro dia de fiscalização, foram removidas uma embarcação em estado precário e pedaços de sucatas de outros barcos.

A ação deverá se estender por todo o Canal de Marapendi. O proprietário que tiver a sua embarcação apreendida tem o prazo de 30 dias para apresentar a documentação do barco e entrar com o recurso para a retirada junto à Secretaria de Meio Ambiente. Para isso, será necessário pagar uma taxa à SMAC. Posteriormente, também deverá realizar a manutenção e vistoria da embarcação.

"A remoção foi feita a partir das denúncias dos moradores do entorno do Canal do Marapendi, que se mobilizaram para garantir o cumprimento da lei ambiental. A Defesa Ambiental está pronta para atender à população", afirmou Eduardo Cavaliere, secretário municipal de Meio Ambiente.

Após o prazo estabelecido, quem não se regularizar terá as embarcações doadas ou caracterizadas como sucatas. Consequentemente, os veículos serão enviados a um aterro sanitário.