Ações foram realizadas nos bairros Grajaú e Vigário GeralFábio Costa / Agência O Dia
"Os profissionais precisaram mudar muito as suas características de trabalho, as pessoas tinham medo de nos deixar entrar nas suas casas e levar covid-19. Todos ficaram assustados e nós também! Mas tudo o que passamos nos mostrou a força do SUS e o quanto é importante o trabalho que desenvolvemos. Por isso, é muito importante poder retomar ações como essas e voltar a cuidar também das outras questões de saúde pública, como a prevenção das arboviroses”, afirmou o Soranz.
Vigário Geral, também na Zona Norte, foi outro bairro que recebeu a ação, que tem como objetivo orientar moradores sobre as formas de cuidado contra o mosquito transmissor da doença e visitar imóveis para eliminação de possíveis focos. O Aedes aegypti é o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As próximas ações para controle do mosquito estão previstas para terça-feira (15), em Anchieta, na Zona Norte, quarta-feira (16), no bairro da Saúde, na Zona Central, e sexta-feira (18) em Sepetiba, na Zona Oeste.
Em 2022, as equipes de Vigilância Ambiental em Saúde já realizaram mais de 1,3 milhão de visitas em imóveis, com mais de 1.600 focos de mosquito eliminados. As ações da SMS-Rio para controle de arboviroses ocorrem durante todo o ano, sendo reforçadas no verão, quando a combinação de chuvas e calor favorece a proliferação do Aedes aegypti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.