Ações foram realizadas nos bairros Grajaú e Vigário GeralFábio Costa / Agência O Dia

Rio - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Márcio Garcia, estiveram presentes na ação de controle e prevenção da dengue, no bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (10). Segundo Soranz, os dois últimos anos foram bastante difíceis para a realização de contenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti devido à covid-19, mas os trabalhos estão sendo reforçados neste ano.

"Os profissionais precisaram mudar muito as suas características de trabalho, as pessoas tinham medo de nos deixar entrar nas suas casas e levar covid-19. Todos ficaram assustados e nós também! Mas tudo o que passamos nos mostrou a força do SUS e o quanto é importante o trabalho que desenvolvemos. Por isso, é muito importante poder retomar ações como essas e voltar a cuidar também das outras questões de saúde pública, como a prevenção das arboviroses”, afirmou o Soranz.

Vigário Geral, também na Zona Norte, foi outro bairro que recebeu a ação, que tem como objetivo orientar moradores sobre as formas de cuidado contra o mosquito transmissor da doença e visitar imóveis para eliminação de possíveis focos. O Aedes aegypti é o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As próximas ações para controle do mosquito estão previstas para terça-feira (15), em Anchieta, na Zona Norte, quarta-feira (16), no bairro da Saúde, na Zona Central, e sexta-feira (18) em Sepetiba, na Zona Oeste.

Em 2022, as equipes de Vigilância Ambiental em Saúde já realizaram mais de 1,3 milhão de visitas em imóveis, com mais de 1.600 focos de mosquito eliminados. As ações da SMS-Rio para controle de arboviroses ocorrem durante todo o ano, sendo reforçadas no verão, quando a combinação de chuvas e calor favorece a proliferação do Aedes aegypti.