Roubos de rua caíram cerca de 25% em comparação a 2021Foto: Fábio Costa/ Agência O Dia

Rio - Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou que os roubos de rua, que englobam roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo, caíram cerca de 25% em todo o estado do Rio no Carnaval de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. É importante ressaltar que no ano passado, devido às restrições do isolamento social, não estavam permitidas festas privadas e nem blocos de rua. Porém, com o avanço da vacinação no estado, festas particulares aconteceram normalmente, com isso, tivemos uma maior movimentação de pessoas nas ruas durante o feriado.

O estudo do ISP analisou os registros feitos nas delegacias do estado no período entre a sexta-feira de Carnaval e a quarta-feira de cinzas, totalizando um intervalo de tempo de seis dias. Em comparação aos últimos cinco feriados de Carnaval, os dados de roubos de rua, carga e veículo e letalidade violenta apresentaram em 2022 os menores números.

Foi verificado um declínio de 41,7% nos roubos de carga, 10,4% nos roubos de veículos e 5% nos índices de letalidade violenta, que soma homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado, quando comparado com o mesmo período de feriado de 2021. Vale salientar que os dados são parciais e podem sofrer alterações.
"Esse levantamento é muito importante para entendermos como serão os próximos eventos no estado. Ainda estamos num momento delicado mas voltando à normalidade depois de uma pandemia, graças ao avanço da vacinação no estado. A análise é essencial para o trabalho de inteligência realizado pelas polícias civil e militar, e, quando temos redução nos crimes, mesmo quando comparamos com um ano em que não tivemos festas no carnaval, podemos dizer que é resultado de um trabalho realizado com sucesso", disse a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Planejamento especial mobilizou mais de oito mil PMs extras
Marcado pela falta de desfiles de escolas de samba e de blocos, mas com uma maior movimentação de pessoas em eventos fechados, o Carnaval contou com um planejamento especial de segurança da Secretaria de Estado de Polícia Militar. Cerca de 8.700 agentes a mais foram mobilizados para reforçar o patrulhamento para o feriado prolongado de 2022. O efetivo extra de 21% superior ao empregado no ano passado, teve como foco as movimentações de áreas turísticas, rodovias, eventos esportivos e de lazer.
O planejamento especial foi uma ampliação expressiva da Operação Verão, que, a cada fim de semana, reforça o policiamento na orla da capital e das cidades litorâneas do interior, como também em rodovias e corredores estruturais da região metropolitana.