PM do BAC chuta gato durante operação no Morro dos Macacos Reprodução TV Globo

Rio - Um policial militar do Batalhão de Ação com Cães (BAC) foi flagrado chutando um gato, na manhã desta quarta-feira, em uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. O animal voou longe e caiu num barranco. Segundo a corporação, o secretário e comandante da PM, coronel Luiz Henrique Pires, ordenou que o agente se apresente na 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), subordinada à Corregedoria da SEPM, para prestar esclarecimento sobre o ocorrido. O momento da agressão foi gravado por câmeras do Globocop da TV Globo.
De acordo com as imagens, um cão do BAC farejava uma laje da comunidade quando um gato da comunidade começou a estranhá-lo. Os animais começaram a brigar. Em seguida, o policial que acompanhava o farejador interveio e deu um bico no felino, jogando-o para longe. Ainda não há informações sobre o estado em que ficou o gatinho chutado.
Segundo a PM, "o cão farejador é treinado para atuar de maneira livre no terreno, apresentando comportamento extremamente dócil e mantendo a concentração direta no objetivo a ser encontrado. Ainda assim, diante da investida de outro animal contra o cão da unidade, a ação do policial foi desproporcional".
O presidente da comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio, Luiz Ramos Filho (PMN), vai encaminhar uma representação ao comando da Polícia Militar cobrando rigor na apuração do crime de maus-tratos praticado pelo agente.
"A imagem é muito chocante. O policial demonstra total descontrole para lidar com animais. A cena é de uma violência extrema, praticada por quem detesta animais. Como um policial capaz de cometer um crime bárbaro contra um animal indefeso atua justamente com um cão farejador? Imagine o tratamento que ele dará ao cachorro da corporação se não cumprir uma determinada ordem. Imagine o que esse policial é capaz de fazer com seres humanos. Pedimos rigor na apuração e na punição. Não podemos esquecer que maltratar animal é crime", disse Luiz Ramos Filho.
Desde a manhã desta quarta, equipes do Comando de Operações Especiais (COE), através do Batalhão de Operações Policiais Espaciais (BOPE) e do próprio BAC atuam na comunidade, numa ação estratégica de repressão ao crime organizado local. Até o momento, sem registro de prisões ou apreensões.
Além do Morro dos Macacos, equipes dos batalhões da Capital, subordinados ao 1° Comando de Policiamento de Área (CPA), atuam na comunidade Vila Joaniza, na Ilha do Governador. Policiais das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) também apoiam as ações. Não há registros sobre prisões e apreensões.