PM faz operação no Morro dos MacacosReginaldo Pimenta / Agência O DIA

Rio - Agentes do Comando de Operações Especiais (COE), através do Batalhão de Operações Policiais Espaciais (BOPE), realizaram uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira. Não houve registro de prisões ou apreensões na ação da Polícia Militar.
A Secretaria Municipal de Educação informou que, no momento, há seis escolas fechadas, atendendo de forma remota os alunos, em função dessa operação. Veja a lista:
- Escola Municipal Mario de Andrade
- Escola Municipal Noel Rosa
- CIEP Presidente Salvador Allende
- Espaço de Desenvolvimento Infantil Suely de Pinho Cavalcanti
- Creche Municipal Solange Maria Magalhães
- Creche Municipal Germinal da Vila
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as unidades de saúde da região estão funcionando normalmente.
Também nesta quarta, equipes dos batalhões da Capital, subordinados ao 1° Comando de Policiamento de Área (CPA), atuaram na comunidade Vila Joaniza, na Ilha do Governador, na Zona Norte. Policiais das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) também apoiaram as ações.
Até o momento, dois homens foram presos pelos agentes. Uma motocicleta roubada, um radiocomunicador, uma pistola, 540 pinos de cocaína e maconha foram apreendidos na ação. Além disso, barricadas foram retiradas das vias que dão acesso à comunidade. 
O policiamento foi reforçado, nesta quarta, no Morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte. Policiais militares estão baseados no acesso à favela, na esquina das ruas Conde de Bonfim e Medeiros Pássaro. Na tarde de terça, dois corpos, ainda não identificados, foram encontrados em uma área de mata na comunidade.
De acordo com a Polícia Militar, na segunda-feira (14), houve confronto com policiais do Bope e bandidos da comunidade. Um homem foi encontrado ferido, levado ao hospital e não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), um inquérito foi instaurado para apurar a morte de Matheus Daniel do Nascimento Ramos, 27 anos, ocorrida nesta segunda-feira. Agentes da DHC também estiveram nesta terça-feira, no Morro da Formiga, para esclarecer as causas das outras duas mortes.
Prisões em Vila Isabel
Uma idosa, de 88 anos, foi presa em Vila Isabel durante a operação 'Florida Heat', realizada nesta terça pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), contra o tráfico internacional de armas. Segundo as investigações, a quadrilha usava uma impressora 3D para terminar de montar o armamento dentro da residência de Ilma Lustosa, que posteriormente eram distribuídos para traficantes, milicianos e assassinos de aluguel.
O ex-PM Ronnie Lessa, acusado de executar a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, também era um dos alvos da operação. O filho de Ilma, Victor Souza Oliveira, também foi preso em Vila Isabel.