2° Dia da Greve do BRT no terminal AlvoradaFabio Costa / Agencia O Dia

Rio - Apesar da tentativa, a Prefeitura do Rio não conseguiu nenhum interessado na licitação do BRT. O pregão, realizado às 11h desta quarta-feira (16), para comprar 307 ônibus e renovar a frota do BRT não recebeu nenhum proposta. A informação foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes. As datas previstas para requalificação do transporte poderão ser comprometidas.
"O 'sistema' não é fácil! Mas vamos superar. Somos perseverantes!", comentou Paes sobre a dificuldades de encontrar interessados na licitação em suas redes sociais.
A renovação da frota do BRT, que faz parte da requalificação do sistema, será dividida em duas licitações. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a primeira prevê a aquisição dos 307 veículos articulados, de um total de 557, possibilitando a substituição gradativa da frota antiga a partir de outubro deste ano. 
A segunda licitação, prevista para o segundo semestre deste ano, prevê a aquisição dos outros 250 veículos, com entrega para o segundo semestre de 2023. O objetivo da SMTR é 'garantir mais qualidade no serviço prestado aos usuários, com maior oferta de ônibus e redução dos intervalos'.
No entanto, com a falta de interessados na compra dos ônibus, as datas previstas para renovação do sistema de transporte poderão ser comprometidas.

Novidades nos veículos

Os novos ônibus do Sistema BRT contarão com algumas novidades em relação aos atuais veículos em operação como portas mais resistentes e cabine de separação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes.

Por meio do apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR afirma que considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como trazer mais de um espaço de cadeirante nos veículos articulados. Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.
Operação do BRT

Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a Secretaria de Transportes da capital prevê a publicação para o fim do mês de março deste ano do edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com recebimento de propostas previsto para maio.
O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão e manutenção das garagens, estações e terminais. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.
Crises no BRT
Há anos o sistema BRT tem apresentado esgotamento. Em fevereiro deste ano, motoristas da empresa fizeram dois dias de greve reivindicando  um novo contrato para garantir todos os direitos dos funcionários, incluindo férias, 40% do FGTS em caso de demissão, auxílio desemprego, reajuste salarial, ticket alimentação, plano de saúde, pagamento de horas extras, além da recontratação de 50 funcionários que estavam afastados por licença médica e já podem retornar.
A Prefeitura chegou a anunciar que os funcionários considerados 'líderes' do movimento seriam demitidos, mas depois voltou atrás. A decisão de manter os empregos surgiu horas depois. A volta atrás foi uma das demandas da categoria ao município para o retorno da circulação dos BRTs. Na reunião, também ficou acordado que a Prefeitura iria reajustar salários dos rodoviários, mas a data ainda não foi definida.
Além da crise operacional, na mesma semana, um novo problema judicial apareceu, com uma liminar que repassava a administração do BRT às concessionárias. No entanto, assim como a greve, decisão judicial foi revogada. 
Na mesma semana, o Prefeito Eduardo Paes admitiu em um live os problemas que o sistema vem enfrentando e prometeu que município irá melhorar o sistema de transporte, mas ainda não havia uma data prevista.