Cristo Redentor ganha novo sistema de iluminação com maior definição e economia de energiaDivulgação
A nova iluminação faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vêm celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68 % em relação ao antigo.
Outro recurso utilizado para evitar desperdícios no consumo de energia é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. A tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos, podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.
O gerenciamento do novo sistema permite que o controle da iluminação seja realizado remotamente, por um smartphone. É possível programar o acionamento da iluminação do Santuário em uma série de ações culturais, religiosas e temáticas integradas ao projeto "90 anos de luz". As importantes campanhas "Outubro Rosa", "Novembro Azul" e "Dia Internacional da Mulher", por exemplo, já se tornaram iluminações especiais
aguardadas pelos moradores da cidade. O projeto é patrocinado pela distribuidora de energia Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e vai até abril de 2023.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.