Cristo Redentor ganha novo sistema de iluminação com maior definição e economia de energiaDivulgação

Rio - O Cristo Redentor inaugurou na noite de quinta-feira (17) um novo sistema de iluminação capaz de reduzir em 68% o consumo de energia.  A tecnologia também garante maior definição das imagens projetadas na imagem do santuário, além de permitir o uso de novas cores. O equipamento foi lançado em cerimônia no alto do Morro do Corcovado.


A nova iluminação faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vêm celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68 % em relação ao antigo.

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios no consumo de energia é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. A tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos, podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

O gerenciamento do novo sistema permite que o controle da iluminação seja realizado remotamente, por um smartphone. É possível programar o acionamento da iluminação do Santuário em uma série de ações culturais, religiosas e temáticas integradas ao projeto "90 anos de luz". As importantes campanhas "Outubro Rosa", "Novembro Azul" e "Dia Internacional da Mulher", por exemplo, já se tornaram iluminações especiais
aguardadas pelos moradores da cidade. O projeto é patrocinado pela distribuidora de energia Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e vai até abril de 2023.
Reitor do santuário, Padre Omar afirma que a parceria é fruto de práticas sustentáveis na administração do santuário. "Nosso Santuário sempre disruptivo está em conformidade com as melhores práticas, posicionando com excelência nosso símbolo maior no cenário internacional”, comemorou.
Para o representante da Enel, empresa italiana, no Brasil, Nicola Cotugno, o patrocínio à iluminação do monumento ao Cristo Redentor reafirma a conexão entre Itália e Brasil e a ligação entre a empresa e a cidade do Rio de Janeiro.
"O monumento do Cristo foi iluminado pela primeira vez em 1931, a partir de um impulso elétrico disparado de Roma, a 10 mil quilômetros de distância, onde fica a sede do Grupo Enel. Para nós, este patrocínio que torna a iluminação ao Cristo Redentor mais eficiente é muito simbólico e renova a conexão entre os dois países".