Parentes de pessoas privadas de de liberdade, custodiadas na unidades prisionais do estado do Rio, já podem solicitar a carteira de visitante pela internet. Informação foi divulgada pela Seap em parceria com o DetranRJMagá Jr / Ascom Seap

Rio - A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) divulgou, nesta terça (29), que parentes diretos de custodiados em unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro (pais, mães, irmãos e filhos maiores de 18 anos) já podem solicitar a Carteira de Visitante Seap pela internet, sem necessidade de agendar o atendimento em uma das unidades do Detran.RJ

De acordo com a Secretaria, a simplificação do processo de solicitação da carteira é resultado de uma parceria com o Detran.RJ, e ressalta que de novembro de 2018 (quando o serviço foi transferido para o Detran), até hoje, o departamento já emitiu 110.550 Carteiras de Visitantes Seap. Deste total, 49.491 (45 %) poderiam ter sido feitas pelo novo serviço.

A Seap reforça que os parentes consanguíneos (como são chamados os que têm laços mais próximos de parentesco com o custodiado), só precisarão se deslocar até um dos postos do departamento na data marcada de entrega do documento, quando farão a certificação biométrica de suas impressões digitais. Todo o processo de solicitação da carteira será feito, de forma totalmente gratuita, pelo link visitante seap.detran.rj.gov.br, mesmo link onde hoje são feitos os agendamentos para atendimento presencial.

Pedro Paulo Thompson, diretor de Identificação Civil, explicou melhorar a qualidade do atendimento e facilitar a vida dos internos e de seus familiares para as visitas nas unidades prisionais do estado.explicou Pedro Paulo Thompson

O secretário de Administração Penitenciária do estado, Fernando Veloso, destacou que a simplificação do processo era uma antiga reivindicação dos familiares de custodiados de todo o estado. "Reestruturar o sistema penitenciário, facilitando o trabalho do policial penal no dia a dia das unidades e assegurando o direito de o preso de ser tratado com dignidade, incluindo suas famílias, que não foram condenadas diminui a tensão e a ansiedade do interno, mantendo sua conexão emocional com a família. É melhor que manter conexão com o crime", afirmou Veloso.
Para solicitar Carteira de Visitante Seap
O parente direto do custodiado precisa ter mais de 18 anos e possuir documento de identidade emitido pelo Detran.RJ há menos de dez anos.

O interno a ser visitado também precisa ter RG emitido a qualquer tempo pelo departamento, para que seja possível fazer o cruzamento dos dados necessários. Além disso, o visitante não poderá ter nenhuma outra solicitação em andamento para o mesmo interno.

Ao preencher o cadastro da solicitação na internet, o parente direto vai poder indicar a unidade do Detran.RJ onde quer receber sua Carteira de Visitante Seap. Após enviar o pedido, receberá um número de protocolo. O prazo de entrega continuará o mesmo: 21 dias corridos, a partir da data da solicitação. A própria pessoa terá de buscar a carteira, em função da necessidade de fazer a certificação biométrica.

Não será obrigatório fazer a solicitação pela internet. Quem preferir poderá continuar fazendo o agendamento para o atendimento presencial nas unidades do Detran. Os visitantes com carteira de identidade desatualizada ou com validade vencida precisarão tirar uma nova via do documento para depois solicitar a Carteira de Visitante.

Para ter passo a passo para a solicitação da Carteira de Visitante Seap pela internet, acesse: visitanteseap.detran.rj.gov.br/visitanteseap/

O Detran.RJ orienta para quem encontrar dificuldades ou tiver dúvidas, acessar o site do Detran.RJ (detran.rj.gov.br), clicar no serviço Identificação Civil e depois na aba Carteira Seap. Lá haverá o link para o site: visitanteseap.detran.rj.gov.br, também.