Quiosque cedido para a família do congolês Moïse KabagambePrefeitura do Rio / Divulgação

Rio - O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento Pedro Paulo e o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, anunciaram, nesta quinta-feira (31), o início das obras para instalação do quiosque Moïse, no Parque Madureira, próximo ao portão 1. O espaço, cedido para a família do congolês Moïse Kabagambe, será transformado em um memorial e um ponto de celebração da cultura congolesa.  
"Essa iniciativa é uma busca de reparação à família de Moïse, em nome da cidade, com o objetivo não só de prestar uma homenagem através do memorial, como também de gerar reflexão sobre esse episódio brutal, que não pode ser tolerado ou normalizado jamais. A ideia é fazer deste espaço um ponto de transmissão da cultura congolesa e africana e um negócio para que os familiares de Moïse tenham condições de encontrar um sustento", frisou o secretário Pedro Paulo.
O projeto, idealizado pela Orla Rio em parceria com o município, terá 150m² com capacidade para 80 lugares. A previsão é que o quiosque, que será o polo da cultura congolesa em Madureira, fique pronto em até 60 dias. No início da tarde de hoje, familiares do refugiado visitaram o local das obras, ao lado do secretário e do presidente da Orla Rio.
“Sabemos que nada será o bastante para amenizar a dor da perda do Moïse com aquele crime brutal e é de forma genuína que estamos construindo, de mãos dadas com a família Kabagambe, um legado para honrar a imagem de Moïse e de todo o seu povo. Esse quiosque será um negócio para gerar renda à família”, diz João Marcello.
Além de ser responsável por todo o projeto, que fica fora da sua concessão, a Orla Rio também vai realizar a instalação de equipamentos e mobiliário e vai prestar todas as orientações e treinamentos à família para prepará-los para gerir a nova operação. Essa preparação conta com com cursos oferecidos pelo SindRio e consultoria do chef João Diamante que vai ajudá-los a montar o cardápio. Já a gestão empresarial será conduzida pelo consultor de negócios, Cleber Mourão.