André Gonçalves, diretor de Carnaval do Paraíso do TuiutiDivulgação

Rio - Luta, sabedoria e resistência negra. O Paraíso do Tuiuti leva à Marquês de Sapucaí uma homenagem a personalidades pretas que marcaram a história brasileira e mundial, como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Mercedes Batista e Mãe Stella de Oxóssi. Assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, que retorna para a agremiação de São Cristóvão, o Tuiuti mostra o enredo "Ka Ríba Tí Ye - Que nossos caminhos se abram".
Ao DIA, o diretor de Carnaval André Gonçalves contou um pouquinho do que o público pode esperar do desfile da escola. "Vamos exaltar diversas personalidades negras que fizeram e ainda fazem história, seja no Brasil ou no exterior. Temos homenagens a Obama, Mandela, Pantera Negra, Mercedes Baptista, Katherine Johnson. Todos eles estarão associados em uma qualidade de orixá", afirmou Gonçalves, que continuou:
"O Paulo costuma dizer que enredo afro traz uma série de enquadramentos estéticos já definidos. Por exemplo, a orixá Oxum tem que ser na cor amarela, ter espelho. Apesar disso, conseguimos um resultado que traz um pouco da estética barriana [em referência ao carnavalesco Paulo Barros] com essa temática africana. As pessoas vão olhar o desfile do Tuiuti e perceber a africanidade com soluções criativas do Paulo Barros".
O diretor de Carnaval ainda ressaltou que o desfile promete enaltecer as histórias dos povos africanos. "O desfile do Tuiuti não tem nenhum tipo de sofrimento. O Paulo frisa bem isso: que a escola quer exaltar a africanidade, o povo preto. Contar a história de glória do povo que deu o sangue na construção da humanidade. A própria vida de cada um deles traz uma força de resistência", pontuou.
Para André Gonçalves, ensaiar a pandemia deixou os ensaios para o desfile mais desafiadores. "Carnaval demanda ensaio, aglomeração, e temos muitos componentes de idade. Graças a Deus, cumprimos todos os protocolos, realizamos ensaios de alas alternadamente, e não tivemos nenhuma vítima fatal", comemorou.
O samba-enredo "Ka Ríba Tí Ye - Que nossos caminhos se abram" foi composto por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Júlio Alves, Alessandro Falcão e W. Correia Filho. Na Sapucaí, ele será interpretado por Celsinho Mody, Carlos Junior e Grazzi Brasil. O Paraíso do Tuiuti será a primeira agremiação a desfilar na Marquês de Sapucaí, na noite de sábado, 25 de abril, às 22h.
No Grupo Especial desde 2017, o Paraíso do Tuiuti é conhecido pelos sambas com críticas sociais mais ácidas. Em 2018, sob o comando de Jack Vasconcelos, a agremiação de São Cristóvão garantiu o vice-campeonato com a diferença de um décimo com o enredo "Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?".
Confira o samba-enredo:


Confira letra:
Olodumarê mandou
Oxalá me conduzir pelo céu da liberdade
Me falou Orunmilá
Vai meu filho semear pelo mundo a humanidade
Nos caminhos de Exu
Me perdendo encontrei nua e crua essa verdade
Que a raiz do preconceito
Nasce do olhar estreito da cruel desigualdade
Sou Alabê gungunando o tambor
Trago cantos de dor, de guerra e de paz
Pra ver secar todo pranto nagô
E gritar por direitos iguais
Meu sangue negro que escorre no jornal
Inundou um oceano até a Pedra do Sal

Eh! Dandara!
A espada e a palavra eh!
Não vai ser escrava
Hei de ver noutras negras minas
Um baobá malê que nasceu do chão
Pra vencer a opressão com a força da melanina

Negro é cultura e saber
Ka ri ba ti yê caminhos de sol
Por onde Otelos, Stellas e Teresas de Benguela
Se fazem farol
Pra iluminar alafins
E morrer só de rir feito mil Benjamins
E cantar! Cantar! Cantar!…
A beleza retinta que veio de lá
E cantar! Cantar! Cantar!…
Pra saudar o meu orixá

Ogunhiê! Okê Arô!
Laroyê! Meu pai kaô
Tem sangue nobre de Mandela e de Zumbi
Nas veias do povo preto do meu Tuiuti
Ficha técnica:

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti
Posição do desfile: sétima escola a desfilar
Dia e hora: sábado, 23 de abril, 22h
Cores: Azul-pavão e amarelo-ouro
Presidente: Renato Thor
Carnavalescos: Paulo Barros
Diretor de Carnaval: André Gonçalves
Rainha de Bateria: Thay Magalhães
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Raphael Alves e Dandara Ventapane
Intérpretes: Celsinho Mody e Carlos Junior
Composição: Cláudio Russo, Moacyr Luz, Júlio Alves, Alessandro Falcão e W. Correia Filho