Os treinos são curtos e feitos em diferentes horários para condicioná-los a trabalhar tanto durante o dia quanto à noiteDivulgação
Os filhotes, machos, recém-chegados do Espírito Santo, começaram a receber os treinamentos há um mês, no 2° Grupamento Socorro Florestal e Meio Ambiente de Magé (2º GSMA). Os filhotes recebem estímulos, em diversos ambientes de modo a desenvolverem a motricidade, além da interação com o condutor.
Por ainda serem filhotes, os treinos são curtos e feitos em diferentes horários para condicioná-los a trabalhar tanto durante o dia quanto à noite. Segundo o tenente Pellerano, o treinamento é realizado de maneira lúdica, como se fosse uma brincadeira, para que seja prazeroso para o filhote. Conforme crescem e se adaptam, os treinamentos vão se aperfeiçoando, com buscas a vítimas em meio a escombros e estruturas
"Esses cães atuam com sucesso em outras corporações, pois são de caça, amigáveis e cheios de energia. Por serem desenvolvidos para caça, eles têm um faro muito apurado, senso ideal para o nosso serviço de busca de vítimas. Eles são cães muito resistentes e atuam muito bem em busca nas matas", conta Pellerano.
O filhote da raça Braco Alemão vai substituir o labrador Nino, que há nove anos está na corporação. Nino participou de importantes salvamentos no Rio, estando presente no resgate das vítimas do desabamento na Muzema, Zona Oeste do Rio, e nas recentes tragédias causadas pela chuva em Petrópolis, Paraty e Angra dos Reis.
Trinta e cinco animais já serviram na Seção de Operações com Cães do 2° GSFMA, atuando até em eventos de socorro internacional, como no Haiti. Atualmente, 13 cães da corporação têm certificações nacionais e internacionais.
Concurso para nomear os filhotes
O Corpo de Bombeiros está realizando uma votação para a escolha do nome dos dois filhotes que foram recém-recrutados. Os filhotes serão batizados com os nomes mais votados pelo Instagram da corporação (@corpodebombeiros_rj). As opções de nome são:
— Braco Alemão: Inka e Ice.
— Setter Inglês: Boss ou Bravo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.