Carnaval terá campanha de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na Sapucaí
No desfile dos blocos mirins, no domingo (24), no Sambódromo, serão estendidas faixas de dez metros sobre as campanhas da prefeitura que envolvem este público
Prefeitura fará campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante desfile de Carnaval na Marquês de Sapucaí - Reprodução
Prefeitura fará campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante desfile de Carnaval na Marquês de SapucaíReprodução
Rio - Uma campanha de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes será lançada, nesta segunda-feira (18), na Praça da Apoteose, no Santo Cristo. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), nos dias de folia aumenta em cerca de 20% o número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, através do Disque 100.
Na mesma ocasião, também será feita outra campanha de doação ao Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). As ações são organizadas pela SMAS e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Conforme a SMAS, a campanha para incentivar doações ao FMDCA é realizada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A ideia é atrair mais cariocas no Carnaval para que doem com desconto no Imposto de Renda, de acordo com a legislação.
O ponto alto das campanhas será no desfile dos blocos mirins, no domingo (24), no Sambódromo. Faixas de dez metros serão estendidas na Sapucaí e adolescentes da URS (Unidade de Reinserção Social) Paulo Freire desfilarão com camisas da campanha.
Esses adolescentes integram o time do Inclui Rio, projeto da SMAS que forma cineastas e outros especialistas em artes cinematográficas. São jovens que vivem ou viveram em abrigos da prefeitura, em parceria com a ABC Cursos de Cinema e a RioFilme. O coordenador do projeto, o cineasta Pedro Dannemann, filmará com os adolescentes, no Sambódromo, cenas para curtas-metragens de Carnaval. Elas serão disponibilizadas na plataforma digital do projeto: https://linktr.ee/mostraincluirio.
A SMAS lembra que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A campanha no Carnaval é uma prévia da celebração dessa luta”, diz a secretaria.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.