78ª edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgado nesta quinta-feira (23)Divulgação

Rio - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (21), a 78ª edição do Mapa de Risco da covid-19. Pela sétima semana consecutiva, o Rio de Janeiro está em bandeira verde, que significa risco muito baixo para a doença. A análise faz a comparação da décima quinta semana (10 a 16 de abril) com a décima terceira (27 de março a 4 de abril).
As regiões da Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Norte, Noroeste, Centro Sul Fluminense e Serrana aparecem no mapa com bandeira verde (risco muito baixo). Já o Médio Paraíba e a Metropolitana II estão com bandeira amarela (risco baixo).
"Estamos em um momento de queda sustentada do cenário epidemiológico da covid-19 no estado. Todas as regiões estão em risco baixo ou muito baixo para a doença. Porém, é importante que as pessoas retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço", ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
No período analisado, o número de internações caiu 48%, saindo de 31 internações na décima terceira semana, para 16, na décima quinta. Os óbitos reduziram 57,7%, passando de 26 óbitos para 11. Os indicadores apontaram que, no período de 12 a 19 de abril, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 1%.
Nesta quarta-feira (20), a taxa de ocupação de leitos para covid-19 estava em 19% para UTI e 16% para enfermaria. A média móvel de atendimentos a casos de síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) entre 12 e 19 de abril foi de 267 por dia. O dado corresponde a uma queda de 9,46% nos atendimentos dos últimos 14 dias.
A média de solicitações de internação no período de 14 a 20 abril foi de seis pedidos, o que indica redução de 25%. Já a fila de espera para internação no período foi de cinco pessoas por dia, indicando uma queda de 15% nos últimos 14 dias.
Nesta edição do Mapa de Risco, um total de nove municípios foram classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios classificados em risco baixo (bandeira amarela).