Ex-governador vai ser transferido de volta à Bangu após oito mesesReprodução/TV Globo

Rio - A Corregedoria da Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira, uma nova fiscalização no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde o ex-governador Sérgio Cabral está preso. A corporação informou que os agentes apreenderam 13 aparelhos de televisão com kits de smart TV durante a inspeção.
Em outra fiscalização da Vara de Execuções Penais, fiscais encontraram uma sacola que teria como destinatários Cabral e o Coronel Claúdio Luiz de Oliveira, condenado pela morte da juíza Patrícia Acioli. Nesta sacola, havia celulares, R$ 4 mil em dinheiro, cigarros de maconha e até notas fiscais de um banquete de comida árabe (com esfihas, kafta e lentilha no cardápio), de R$ 1,5 mil, pedido por um aplicativo de comida.
Após a constatações das regalias, o ex-governador e outros seis detentos devem transferidos do BEP para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, presídio de segurança máxima Bangu 1, na Zona Oeste do Rio, ainda nesta terça-feira.
Por meio de nota, a PM informou que todas as decisões da Vara de Execuções Penais são "rigorosamente cumpridas". Com relação à transferência de internos, a PM ainda aguarda determinação judicial. A transferência foi determinada por decisão do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Marcelo Rubioli.
Sérgio Cabral está no BEP desde setembro do ano passado. Anteriormente, ele cumpria pena em Bangu 8. A transferência foi autorizada pelo juiz Marcelo Bretas, cumprindo uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin.