Equipe da Comlurb faz ação de limpeza para nas areias da Praia de Copacabana após vazamento deixar língua negra Sandro Vox/Agência O Dia

Rio - Um vazamento causou uma grande mancha nas areias da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na noite desta quarta-feira (04). A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água e coleta esgoto na região, informou em nota (leia na íntegra abaixo) que fez a verificação do funcionamento das elevatórias e identificou que o vazamento parou após a redução das fortes chuvas que atingiram a cidade na noite de quarta. A concessionária acrescentou que uma equipe trabalha na limpeza do local desde a manhã desta quinta-feira (05).
"A Águas do Rio afirma que todas as elevatórias de esgoto da concessionária estão em pleno funcionamento. Contudo, enviará equipe para verificação do relatado".

Vale destacar que desde o início da operação, em 01/11/2021, a Águas do Rio tem atuado em conjunto com o Município, na investigação das causas e definição de medidas para solução deste problema histórico de extravasamentos de água pluvial na orla de Copacabana e Ipanema.

Com a concepção atual do sistema de drenagem e de esgotos sanitários da Zona Sul, é prevista ocorrência destes extravasamentos em situações de chuvas excepcionais. "O objetivo da Águas do Rio é contribuir para que esses eventos tornem-se realmente cada vez mais raros e menos impactantes nos canais e praias da cidade".
Procurada, a Comlurb comunicou que está atuando desde o início da manhã desta quinta-feira (05) no nivelamento da areia na praia, utilizando um trator esteira no local onde apareceu a mancha.
Nota de atualização da Águas do Rio
A Águas do Rio informa que equipes operacionais da concessionária atuaram desde a madrugada na limpeza da areia, inclusive fazendo a retirada dos resíduos sólidos. Cabe ressaltar que não trata-se de esgoto de forma concentrada e sim do escoamento de água da chuva com a presença de efluentes diluídos e sujeira de asfalto. Amostras já foram coletadas e serão submetidas a análises. A Águas do Rio está propondo ao INEA a adoção de um novo protocolo de limpeza para situações de extravasamento, e se necessário desinfecção da areia.

A Águas do Rio inicia também na próxima semana o monitoramento da qualidade da areia das praias da capital, em sua área de concessão, como divulgado anteriormente. O serviço de coleta de amostragem acontecerá em parceria com a Prefeitura, em 24 pontos das orlas da Zona Sul, Piscinão de Ramos, Ilha do Governador e Paquetá. As amostras das areias serão encaminhadas para laboratório credenciado, e o boletim com os resultados obtidos será encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibilizará em seu site.
Desde o início da operação, em 01/11/2021, a Águas do Rio tem atuado em conjunto com o Município, na investigação das causas e definição de medidas para solução. Também está sendo desenvolvido com o INEA a criação de um convênio para fiscalização do despejo irregular de esgoto na galeria de água pluvial, com previsão de aplicação para o próximo mês.