O trabalho começou de forma manual nos dois andares de cima. Só depois, as equipes entrarão com as máquinas para terminar a demoliçãoFoto: Divulgação da Prefeitura

Rio - O prédio de cinco andares em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, que ameaçava desabar, começou a ser demolido na manhã deste sábado (21) por equipes da prefeitura que atuam no local desde cedo.
Segundo a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, a demolição começou de forma manual nos dois andares de cima: “Equipes da Secretaria de Conservação e demais órgãos envolvidos estão aqui fazendo, claro, com todo o cuidado essa demolição. O trabalho iniciou pelos dois últimos andares, que serão demolidos manualmente. Só depois entram as máquinas, mas é um trabalho que ainda deve seguir pelos próximos dias”.
O Edifício Margarida fica na Comunidade Regata, entre Muzema e Rio das Pedras. Das 18 unidades, 13 estavam ocupadas. No andar térreo, há ainda quatro lojas. De acordo com a Secretaria Municipal Assistência Social, nenhuma das famílias aceitou ir para os abrigos oferecidos pela prefeitura. Preferiram ir para a casa de familiares. No dia anterior, foram, em pequenos grupos, retirando os pertences dos apartamentos.
Acionada por moradores que ouviram estalos no prédio, a Defesa Civil foi ao local na noite de quinta-feira (19) para verificar a construção, que apresentava rachaduras, inclinações bem acentuadas e que, por isso, precisou ser interditada.
Suspeita de envolvimento com a milícia
O imóvel é uma construção irregular. Não tem registro no município. Segundo o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevalle, há fortes indícios de que os donos tenham envolvimento com a milícia. "Já há uma investigação em curso. O que podemos falar, por enquanto, é que dificilmente uma construção desse porte sobe sem a anuência ou o incentivo da milícia."
De acordo com a SEOP, o responsável pela construção faleceu recentemente e quem vinha recebendo os aluguéis é a viúva. Ela será investigada criminalmente.