O jovem foi socorrido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde passou por uma cirurgia. Renan Nascimento tem o quadro de saúde considerado estávelReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Um jovem universitário foi esfaqueado, na noite desta segunda-feira, durante uma tentativa de assalto na Praça Cristiano Ottoni, no acesso ao metrô, próximo à Central do Brasil, no Centro do Rio. De acordo com os Bombeiros, Renan R. do Nascimento, de 27 anos, foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, também na Região Central.
Renan tinha saído da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (Ence/IBGE), no Centro do Rio, e voltava para casa. Segundo testemunhas, o universitário estava usando fones de ouvido e não percebeu a abordagem dos três criminosos e foi esfaqueado no abdômen.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o jovem passou por uma cirurgia e seu estado de saúde é considerado estável. Ele pode receber alta ainda nesta terça-feira.
Estudantes pedem ajudam
A violência na região fez com que estudantes de outra instituição de ensino se movimentassem para buscar ajuda. O Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, que representa a Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), disse que enviou um ofício ao MetrôRio solicitando providências com relação à segurança do local. De acordo com o documento, as pessoas andam com medo na região por conta de constantes episódios de violência pública dentro das dependências do metrô.
Ainda conforme o texto, na última terça-feira (24), por volta das 11h, "uma estudante de direito da UFRJ sofreu uma tentativa de abuso sexual por um homem que portava uma faca dentro do MetrôRio. A estudante precisou se defender sozinha e depois, contou com ajuda de outras mulheres que estavam ao redor para prestar auxílio e realizar o boletim de ocorrência".
"Essa situação ressalta o que tem acontecido de maneira sistemática nas dependências da Estação Central, em especial na saída D", ressaltou o ofício.
A entidade também relatou que com o retorno das atividades presenciais após a pandemia, houve um aumento significativo de assaltos a moradores, trabalhadores e estudantes da região.
A assessoria do MetrôRio informou que não houve registro de atendimento pelos Bombeiros nas dependências da estação de metrô Central do Brasil. "A empresa ressalta que as questões de segurança pública em locais próximos aos acessos às estações são de responsabilidade dos órgãos públicos".
A concessionária ainda não comentou o ofício do Centro Acadêmico da Faculdade Nacional de Direito.
Procurada, a Polícia Militar disse que a região da Central é uma das áreas de maior circulação de pessoas no Rio, e que nos primeiros meses deste ano o 5° BPM (Praça da Harmonia) já prendeu mais de 250 indivíduos em flagrante e apreendeu mais de 2.600 facas e canivetes nas ruas do Centro.
"Ações de varredura foram desencadeadas na região e o policiamento foi intensificado no perímetro. Vale ressaltar que o comando da corporação tem intensificado todas as suas modalidades de policiamento no cenário urbano no sentido de reprimir as tentativas de roubos de rua", disse a PM por meio de nota.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 4ª DP (Praça da República). Os agentes estiveram no Hospital Souza Aguiar para coletar dados com a vítima e realizam diligências no local onde ocorreu o crime.
"Equipes da unidade, em conjunto com policiais da 5ª DP (Mem de Sá) e da 1ª DP (Praça Mauá), investigam assaltos e outros crimes praticados na região visando a identificação dos autores".