Júri popular de Flordelis dos Santos de Souza ocorreria nesta segunda-feira (6)Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Rio - O Tribunal de Justiça do Rio, por meio da 3ª Vara Criminal de Niterói, adiou para o dia 12 de dezembro o julgamento da ex-deputada federal Flordelis, que estava marcado para acontecer nesta segunda-feira (6). A defesa da ex-parlamentar solicitou, na quinta-feira (2), a mudança alegando que o resultado de algumas perícias não haviam sido anexadas ao processo ainda. A decisão foi assinada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, que já havia adiado em maio, também à pedido dos advogados da pastora
Marzy Teixeira, filha da pastora, e Rayane dos Santos, neta, também tiveram o julgamento adiado. Até o início desta tarde, a sessão foi mantida para outros dois filhos de Flordelis: Simone dos Santos Rodrigues e André Luiz Oliveira, já que a defesa não tinha pedido o adiamento da audiência. No entanto, após o lançamento da decisão da juíza, as defesas de André e Simone ajuizaram petições, também requerendo o adiamento do júri.
A advogada de André alegou ter assumido a defesa do réu recentemente, não tendo oportunidade de realizar entrevista privada e individual com o réu. A advogada da ré Simone, por sua vez, informou estar sem condições psicológicas para atuar no júri marcado para o dia 6 de junho em razão do falecimento de um parente próximo.
A juíza desconsiderou a alegação da defesa do André. "Ora, tais argumentos não se sustentam, posto que a nobre advogada se encontra constituída no processo por outras três corrés há bastante tempo, de forma que seu conhecimento do conteúdo dos autos se mostra incontestável, além de ter havido tempo e oportunidades suficientes para esta entrevistar-se com seu assistido, para fins de realização da sessão plenária."

Mesmo assim, a juíza decidiu redesignar nova data para a sessão de julgamento de todos os cinco réus acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo.
Condenados
Em abril deste ano, o Tribunal do Júri de Niterói condenou outros quatro réus. O filho biológico de Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues, foi condenado a quatro anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto por uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. O ex-policial militar Marcos Siqueira Costa, a cinco anos e 20 dias, em regime inicialmente fechado, e sua esposa Andrea Santos Maia, a quatro anos, três meses e dez dias de prisão em regime inicialmente semiaberto.

O filho afetivo Carlos Ubiraci Francisco da Silva foi condenado pelo crime de associação criminosa armada a dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto. Em novembro de 2021, já haviam sido condenados Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis, e Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo da ex-parlamentar.
Flávio foi sentenciado a 33 anos 2 meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Ele foi denunciado como autor dos disparos que mataram o pastor.
Já Lucas Cezar foi condenado por homicídio triplamente qualificado a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor.