Familiares e amigos estiveram no velório da atriz Ilka Soares Victor Chapetta/ Agnews

Rio - Familiares e amigos deram o último adeus à atriz Ilka Soares neste domingo. O corpo da artista, que morreu, aos 89 anos, neste sábado, vítima de um câncer de pulmão, foi velado e cremado no Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio. Neto da veterana da TV, Thomaz Azulay acompanhou a cerimônia e foi um dos primeiros a chegar ao local. 
O estilista, inclusive, fez uma grande homenagem à Ilka através do Instagram, neste sábado, dia 17, horas depois de confirmar a morte da artista. "Ilka foi uma estrela, e que bela estrela. Ser bonita é acaso genético, mas Ilka não era só bonita, era inteligente, e soube usar essa virtude a seu favor, por mais que o seu tempo, local e meio oprimissem as mulheres que assim fossem. Que linda trajetória, da qual me orgulho e suspiro em poder ter ouvido tantos capítulos. Foi ela quem realmente me estimulou à arte", comentou. 
Thomaz ainda relembrou algumas histórias com sua avó. "Ela também recheou meu imaginário com histórias fantásticas que alimentam meu espírito sonhador, tipo um flerte com Frank Sinatra, uma leitura de mãos com Marlene Dietrich ou uma dose de gin com Sarah Vaughan. Na minha infância e adolescência, íamos ao cinema semanalmente, pra ver um blockbuster ou uma reprise de Fellini. Eu agradeço muito e sempre por ter crescido sabendo dos dias de luta e dos dias de glória da minha vó. Também sou muito feliz de ter retribuído tanto amor e tanta arte. Tê-la como estrela da nossa campanha em 2018 foi uma das maiores realizações pessoais e de reconhecimento da minha vida e carreira, até agora. Mas falar que fui influenciado pela carreira da estrela de cinema, que desfilou Dior, Balenciaga e Fath poderia soar superficial. Eu também fui muito influenciado pela Vovó Ilka, a dos quebra-cabeças, do papier-mâché, do ponto cruz, do brigadeirão, dos desenhos em blocos de script de novelas… Obrigado vovó por todas aulas tão gostosas e despretensiosas, deu certo! Eu escrevi que Ilka foi uma estrela - e retifico: Ilka é e sempre será a minha estrela", destacou. 
A atriz Ilka Soares morreu, aos 89 anos, na manhã deste sábado, dia 17, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer de pulmão. A veterana da TV estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul, há dez dias tratando da doença. A informação do falecimento foi confirmada pelo neto da artista, Thomaz Azulay, através do Instagram.
Ilka Soares, que completaria 90 anos, nesta terça-feira, brilhou na TV. Seu primeiro trabalho na Globo foi em 'Noite de Gala' (1966), onde entrevistava personalidades e apresentava cantores de sucesso. Na emissora, ela também foi locutora no 'Jornal de Verdade' (1968).
Nascida no Rio de Janeiro, a artista fez sua estreia nas novelas em 1971, em 'O Cafona', de Bráulio Pedroso, na qual interpretava Vera. Ela também atuou em 'Bandeira 2' (1971), 'O Bofe' (1972), 'O Espigão' (1974), 'Anjo Mau' (1976), 'Locomotivas' (1977) e 'Te Contei?' (1978). No final da década de 1970, Ilka Soares participou, ao lado de estrelas como Jô Soares, Agildo Ribeiro e Paulo Silvino, do humorístico 'Planeta dos Homens'.
Entre outros trabalhos de sucesso da veterana estão as novelas: 'Champagne' (1983), 'Corpo a Corpo' (1984), 'Mandala' (1987), 'Top Model' (1989), 'Rainha da Sucata' (1990), 'Barriga de Aluguel' (1990) e 'Pecado Capital' (1998). Em 2006, Ilka fez uma participação na 'A Diarista', humorístico com Claudia Rodrigues. Seu último trabalho foi em Mandrake (2007), uma série produzida pelo canal HBO Brasil.
Ilka também estrelou alguns filmes, como 'Iracema' (1949), 'Esquina da Ilusão' (1953), 'Floradas na Serra' (1954), 'Depois Eu Conto' (1956), 'Pintando o Sete' (1960), 'Brasa Adormecida' (1987), 'Copacabana' (2001), 'Gatão de Meia Idade' (2006) e 'Vendo ou Alugo' (2013).