PM faz operação no Morro do JuramentoArquivo

Rio - Policiais militares do 41ºBPM (Irajá) realizaram, na manhã desta terça-feira (21), uma operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. Segundo a corporação, a ação tem o objetivo de remover barricadas e desarticular práticas criminosas que ocorrem na região, como roubo de veículos e roubo de cargas.
De acordo com a PM, os agentes foram atacados a tiros e houve confronto. Após cessar fogo, um suspeito foi encontrado ferido e encaminhado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
Os policiais ainda apreenderam um fuzil, uma pistola e um colete à prova de balas.
Impacto da operação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que uma unidade escolar da região do Juramento está com as portas fechadas, por conta da operação. Os alunos tiveram as atividades realizadas de maneira remota. A medida de segurança segue o protocolo previsto e tem o objetivo de não expor funcionários e estudantes aos riscos.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que os postos de saúde e clínicas da família estão funcionando normalmente.
Chefe do tráfico foi morto
Em agosto do ano passado, o criminoso Gilvan Leite da Silva, o "Bazuca", líder do tráfico de drogas do Morro do Juramento morreu em confronto com PMs. O Portal dos Procurados oferecia uma recompensa de R$ 1 mil por informações que levassem à sua prisão.
A comunidade, que é dominada pelo Comando Vermelho (CV), é palco de disputa por pontos de drogas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), uma facção rival.