Os mandados foram cumpridos pela Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco)Marcos Porto/Agência O Dia

Rio - Policiais da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) realizaram nesta terça-feira (28), uma operação contra a milícia que atua na Ilha de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. A ação teve como objetivo cumprir 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a integrantes da organização criminosa. Os milicianos são investigados pela invasão de terrenos particulares e de áreas de proteção ambiental para realizar loteamento e, em seguida, vendê-los ilegalmente. Ação resultou na apreensão de documentos, celulares e computadores.
De acordo com o delegado André Rosa Leiras, da Draco, os criminosos vinham sendo investigados e pelo menos quatro pessoas já foram identificadas como autoras dessas invasões: "Eles são especializados no esbulho, que é a tomada à força de determinados terrenos de seus proprietários para loteamento e venda. Inclusive em áreas de proteção ambiental. Para termos uma investigação robusta, optamos por fazer a busca e apreensão. Dessa forma, preservamos as provas para assim alcançar outras pessoas envolvidas e também para identificar os crimes correlatos", explicou Leiras.
Segundo os agentes, chamou a atenção a violência empregada pela quadrilha na invasão dos terrenos particulares. Os criminosos se valem de armas de fogo e chegam a destruir ou queimar objetos no interior dos locais invadidos.
Com a operação, a Draco busca identificar outros integrantes do grupo e possíveis ligações com agentes públicos, além de fortalecer as provas obtidas até o momento. Segundo o delegado, o próximo passo será a representação da prisão de todos os envolvidos.