Os moradores relataram que o barro chegou a metade das paredes da residência e que todos os bens materiais foram perdidosReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Uma tubulação estourou na Rua Wilson de Araújo, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (7) e a água invadiu diversas casas da região. Moradores tiveram que sair às pressas e relataram terem perdido móveis e demais bens materiais com a inundação.

O incidente, que ocorreu por volta das 10h, também interrompeu o abastecimento nos bairros de Duque de Caxias e Belford Roxo. De acordo com a Águas do Rio, o caso ocorreu devido ao rompimento de uma adutora na localidade.

O Corpo de Bombeiros foi até o local por volta das 10h30 mas informou que o alagamento não deixou vítimas. Apesar disso, moradores relataram o desespero com a água acima da cintura em cerca de três residências. A jovem Ranya Cuinas, 19 anos, uma das moradoras, contou que perdeu tudo com a inundação.
"Não tem nada para salvar da casa, na hora do estouro meu tio foi ver o que tinha acontecido e quando voltou a água já estava subindo. Só conseguimos pegar as crianças, uma de 8 e outra de 6 anos e os dois cachorros. A casa está cheia de barro até a metade da parede, não tem como ficar lá, estamos aqui esperando o que vai ser resolvido", lamentou.
Outro morador, Genival Ribeiro, 46 anos, contou que até a estrutura da casa foi danificada e que as paredes estão desabando.
"Quando a adutora estourou a água foi destruindo tudo, encheu de barro e pedra dentro de casa. Nós temos pouco e o que nós tínhamos perdemos. O susto foi grande! Eu perdi tudo, até a parede está rachada e desabando, a estrutura toda já era. Só que a gente não estava com construção em cima da adutora, estávamos longe e agora estamos esperando porque eles [Águas do Rio] tem que resolver", contou.
Maurício de Almeida Gregorio, 27 anos, levou um susto na hora em que acordou. Primeiro, ouviu a gritaria e, ao se levantar, percebeu que a casa estava alagada. Ele logo foi ajudar os vizinhos e ainda não sabe como a concessionária vai arcar com os prejuízos sofridos pelos moradores.
"Eu acordei com o pessoal da rua gritando por causa da água. Eu levantei e olhei pro chão. Estava tudo cheio de água. A cada hora foi piorando a situação. Fui para o lado de fora e já comecei a ajudar a limpar a rua. Perdi quase todos os móveis, o que sobrou está no carro. A Águas do Rio está ajudando com tudo. Limparam uma boa parte da sujeira. Eles falaram que voltam amanhã para ver o prejuízo, só não sei o que eles vão fazer com o prejuízo dos veículos", disse.
A Águas do Rio informou que equipes operacionais já estão no local atuando no conserto e prestando atendimento aos moradores da região afetada e que o fornecimento de água será normalizado assim que o serviço for concluído. No entanto, ainda não informaram se irão ressarcir os moradores.

Veja as regiões afetadas pela falta de água:

- Duque de Caxias: Xerém, Mantiquira, Lamarão, Amapá, Santa Cruz da Serra, Jardim Primavera, Saracuruna, Capivari e Pilar
- Belford Roxo: Lote XV, Capim Melado, Vale do Ipê, Wona, parte da Nova Aurora
Outro rompimento de grandes proporções afeta a Zona Norte do Rio
A concessionária Águas do Rio informou que um rompimento de uma adutora na Rua Moacir de Almeida, em Tomás Coelho, está afetando o abastecimento de água em diversos bairros na Zona Norte do Rio. Uma equipe da concessionária está no local para fazer o reparo e o fornecimento de água será normalizado assim que o serviço for concluído.
Os bairros afetados são: Barros Filho, Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Brás de Pina, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Complexo do Alemão, Cordovil, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenheiro Leal, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Madureira, Mal. Hermes, Mangueira, Oswaldo Cruz, Olaria, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Praça Seca, Quintino, Ramos, Rocha Miranda, Thomas Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha e Vista Alegre.