Interessados precisarão levar laudo médico original emitido nos últimos seis mesesDivulgação

Rio - O Detran.RJ prepara mais uma edição do Dia D nesta sexta-feira (8). Com isso, a data será destinada ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência, que poderão realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento, sem a necessidade de agendamento prévio. Já os trabalhos veiculares serão disponibilizados no posto Detran Acessível - PCD, localizado na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra 35), em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.
As pessoas com deficiência também terão a oportunidade de se inscrever para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem necessita de carro adaptado. O candidato deverá comparecer no posto Detran Acessível - PCD das 8h às 16h ou procurar uma das 14 Ciretrans para se cadastrar neste dia. O número de vagas é limitado.
"Com atendimento prioritário, o público PCD poderá requerer a carteira de identidade com indicação da deficiência e se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que já habilitou, de forma gratuita, mais de 2 mil condutores PCDs", comenta o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Documentos necessários para os serviços
A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil do requerente.
Os interessado no curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran.RJ no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.
Ciretrans:
Confira as unidades onde as pessoas com deficiência poderão se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 16h30, nesta sexta-feira, dia 8:

21ª Ciretran – Angra dos Reis
- Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº

8ª Ciretran – Araruama
- Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA

23ª Ciretran – Barra do Piraí
- Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas

20ª Ciretran – Cabo Frio
- Rua Meira Junior, s/nº - Centro

2ª Ciretran – Campos dos Goytacazes
- Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro

26ª Ciretran – Itaboraí
- Avenida 22 de Maio, s/n - Terminal CODERTE - Venda das Pedras

1ª Ciretran – Niterói
- Rua Desidério de Oliveira, s/nº - Centro

7ª Ciretran – Duque de Caxias
- Av. Brigadeiro Lima e Silva, 23 – 25 de agosto

27ª Ciretran – Mesquita
- Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias

25ª Ciretran – Miracema
- Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro

22ª Ciretran – Rio Bonito
- Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39

5° Ciretran - Petrópolis
- Condomínio Shopping ABC / Rua Tereza, 1515 - Bairro Alto da Serra.

4ª Ciretran – Nova Iguaçu
- Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping Nova Iguaçu - Bairro Luz
*Atendimento das 10h às 16h30.

SAT Seropédica
-Av. Rita Batista, Nº 11