Bomba de fezes utilizada por André Stefano durante ato na CinelândiaDivulgação

Rio - O homem acusado de arremessar uma garrafa de plástico com um líquido explosivo com fezes contra a multidão no ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta quinta-feira (7), na Cinelândia, no Centro do Rio, foi identificado pela Polícia Civil como André Stefano Dimitriu Alves de Brito, de 55 anos, e indiciado pelo crime de explosão. O homem será encaminhado para audiência de custódia.

O homem foi preso em flagrante por PMs do 5⁰ BPM (Praça da Harmonia), que estavam fazendo a segurança do local. De acordo com a Polícia Civil, o homem não quis prestar depoimento. O crime pelo qual foi autuado, previsto artigo 251, caput, do Código Penal, prevê de três a seis anos de prisão além de multa.

Testemunhas afirmaram que André teria jogado uma garrafa PET de dois litros com um líquido explosivo, que seriam fezes, e um pavio. Ele teria arremessado o objeto, já aceso, por cima da divisória metálica existente, em direção às pessoas presentes no evento. Após a explosão, o homem foi visto correndo em direção aos policiais militares e o seguiram para contar o ocorrido.

A Polícia Civil informou que o suspeito disse, informalmente, não possuir inclinação política ou ideológica e que teria realizado tal ato como forma de protesto. A perícia do local foi realizada e imagens de câmeras de segurança já foram requisitadas.

Segundo a Polícia Militar, André Stefano teria atirado um artefato explosivo, típico de festas juninas, no meio da multidão. O objeto foi jogado por cima de um tapume que cercava o perímetro do ato.

Três testemunhas acompanharam a PM até a delegacia para a apresentação da ocorrência. O homem foi encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá). O celular de André foi apreendido.

No momento do ataque, o ex-presidente Lula ainda não havia chegado ao local. De acordo com a assessoria de imprensa do presidenciável, fogos de artifício foram jogados de fora para a área do ato, causando barulho. "Não tinham fezes, fizeram barulho, mas ninguém se feriu nem houve tumulto", informou a assessoria de Lula.