Mandados de prisão foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do RioDivulgação

Rio - Operação da Polícia Federal, chamada Conexão Madeira, cumpre, neste sábado (9), três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de despachar cocaína para Europa através da Ilha Portuguesa da Madeira. De acordo com os agentes, um dos suspeitos foi preso em flagrante com cocaína e haxixe. A droga estava embalada e pronta para o envio. Ele estava na comunidade do Vidigal, Zona Sul do Rio. Outros dois encontram-se foragidos.


As investigações começaram neste ano, após prisão em flagrante de um casal que transportava 5,2 kg de cocaína escondida no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). O homem, de 29 anos, e a jovem, de 21 anos, ambos cariocas, pretendiam embarcar em um voo com destino à cidade portuguesa de Funchal, na Ilha da Madeira, de onde partiriam com a droga até o destino final em Barcelona, na Espanha.

Segundo a Polícia Federal, com o aprofundamento das investigações, foram identificados três outros participantes da associação criminosa, que tinham como função o recrutamento de pessoas, financiamento e o recebimento da droga na Europa.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, com a pena, se somada, de mais de 18 anos de prisão.