Rio de Paz realiza ato para homenagear policiais e crianças mortas pela violência no RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - A ONG Rio de Paz realizou, na manhã desta terça-feira (12), na Lagoa, Zona Sul do Rio, um ato para homenagear policiais e crianças mortos no estado. No protesto, integrantes da ONG colocaram em grade novas placas com nomes de PMs e crianças vítimas da violência, a maioria delas atingidas por balas perdidas. Algumas placas que sofreram com a ação do tempo também foram substituídas.
A grade onde as placas foram amarradas fica na altura da Curva do Calombo, um local com intenso movimento de ciclistas, pedestres e motoristas. 
O presidente da ONG, Antônio Carlos Costa, disse ao DIA que o objetivo do ato é mostrar que os Direitos Humanos não tem lado. "Na luta pela defesa dos Direitos Humanos, nós (Rio de Paz) queremos mostrar que precisamos incluir todos os seres humanos. Nós trazemos para a memória da sociedade crianças moradoras de favela, que estão sendo mortas por bala perdida, e policiais estão tendo a vida interrompida pelo crime", disse Antônio.
O presidente da Rio de Paz também falou que outro objetivo da ação é pressionar o poder público para que possa ser estabelecido um programa de metas para a redução dos homicídios no estado. "(...) Metas mensuráveis, acompanhadas de um cronograma para que o cidadão fluminense possa acompanhar a implementação do que for prometido", complementou.
Vandalização
Em janeiro deste ano, um homem foi flagrado arrancando as placas que tinham sido colocadas anteriormente pela ONG. Segundo a Rio de Paz, as imagens foram encaminhadas à Polícia Civil e um registro de ocorrência foi feito. A instituição acrescentou que, apesar de ter pedido várias vezes informações à Polícia Civil sobre as investigações a respeito do fato, nunca teve nenhuma resposta da instituição. 
Procurada, a Polícia Civil ainda não se manifestou sobre o andamento das investigações.