Nave do Conhecimento de Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste da cidadeMara Rosa/divulgação

Rio- A Prefeitura do Rio reabriu nesta segunda-feira (18) a Nave do Conhecimento de Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste da cidade. O polo foi fechado por decreto em março de 2020 devido à pandemia do coronavírus e passou a oferecer cursos em modalidade à distância em abril do mesmo ano. Apesar de um retorno presencial breve, em 2021 a Nave foi fechada novamente para obras de melhorias.
Com o retorno, a Nave volta a oferecer gratuitamente para a população cursos, palestras e oficinas que visam a capacitação para o mercado de trabalho na área de tecnologia. Quem tiver interesse em saber quais atividades são oferecidas por essa e outras Naves do Conhecimento e realizar inscrição, deverá acessar o site www.navedoconhecimento.rio
O polo passa a abrigar seis ambientes tecnológicos (confira abaixo) e interativos, equipados com computadores e tablets, além de internet banda larga gratuita, fruto de uma parceria com operadora.
Esta é a sexta Nave reativada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). Em janeiro do ano passado, a secretaria iniciou uma série de vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural de nove polos fechados, para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos. Com a reabertura das Naves do Engenhão, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Santa Cruz, mais de 73 mil e 500 pessoas foram beneficiadas.
A Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento foi inaugurada em fevereiro de 2013 e batizada em homenagem ao artista, político e defensor da cultura e igualdade para a população negra brasileira.
Ambientes tecnológicos

Recepção Digital - local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade, além de dar sugestões.

Lan Table - espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia - local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.

Área Infantil - cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.