Rio amplia segunda dose de reforço da covid-19 para quem tem 35 anos ou maisReginaldo Pimenta / Arquivo / Agência O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou que, a partir de quarta-feira (20), pessoas com 35 anos ou mais, que já tiverem quatro meses de intervalo da primeira dose de reforço da covid-19, poderão tomar a segunda dose de reforço do imunizante. No mesmo dia, a prefeitura começa a vacinar crianças de 3 anos. A campanha para os pequenos teve início com os carioquinhas de 4 anos na semana passada.
O anúncio da ampliação na vacinação foi dado pelo próprio prefeito, Eduardo Paes (PSD-RJ), em suas redes sociais. A imunização segue sendo essencial: só em 2022, segundo dados da prefeitura, mais de 2.000 pessoas morreram de Coronavírus na cidade. Os casos confirmados, em apenas sete meses do ano, já superam os anos anteriores, chegando quase a 600.000.
Trabalhadores da área saúde com 18 anos ou mais continuam com a indicação para a DR2, conforme calendário divulgado. Quem está com sintomas gripais não deve receber o imunizante, mas sim procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para realizar um teste de covid-19.
A terceira dose ou primeira de reforço a adolescentes de 12 a 17 anos foi iniciada ainda no final de maio, com disponibilidade aqueles que já possuem o mesmo intervalo de quatro meses da segunda para a próxima dose.
Na última sexta-feira (15), a prefeitura começou a vacinar crianças de quatro anos. Na quarta (20), recebem o imunizante os pequenos de três anos. Segundo o calendário, serão quatro dias de vacinação para cada idade.
Para quem tomou a primeira dose da Janssen, a SMS-Rio divulgou um esquema vacinal diferenciado. Quem tem entre 18 e 39 anos, precisará tomar apenas duas doses de reforço. E quem tem acima dos 40 anos, precisará tomar as três doses de reforço do imunizante.
Gripe
A vacinação contra a gripe continua em todo o município. Desde o último dia 4 de junho, qualquer pessoa que procurar um posto de saúde em busca da vacina, mesmo não sendo do grupo prioritário listado pelo Ministério da Saúde, poderá se imunizar, enquanto houver estoque disponível.
A SMS-Rio pede que os usuários que desejam ser vacinados compareçam ao posto de saúde portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Segundo o Observatório Epidemiológico da cidade, até a última segunda-feira (18), cerca de 2.006.173 doses já foram aplicadas no município. Os grupos prioritários representam 55% deste montante, com 1.107.798 doses recebidas.