Varíola dos MacacosDivulgação

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (19), 81 casos ativos da varíola dos macacos (monkeypox) no estado do Rio de Janeiro. São 71 na Região Metropolitana I e oito na Região Metropolitana II, um na Região dos Lagos e um na Noroeste). Além disso, 21 seguem em investigação e 70 foram descartados.
A secretaria ressalta que, embora a doença tenha sido identificada primeiro em macacos, os animais não têm relação com o surto atual. Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela SES e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que todos os casos confirmados, até o momento, apresentam boa evolução clínica. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas desaparecem em poucas semanas na maioria dos casos. No entanto, é possível a ocorrência de casos graves e óbitos.
A doença
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo, íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser, por exemplo, um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou com secreções e mucos da pessoa infectada.
Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Em geral, entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.