Dois meses antes do prazo, a Rio Saneamento agora assume a operação plenaFotos de Ari Versiani

Rio - Começa hoje uma nova era para o saneamento básico no estado do Rio de Janeiro. Os moradores de 22 bairros da Zona Oeste da capital e de 17 outras cidades contam com uma nova companhia à frente do abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto. A Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águasdo Brasil — uma das maiores empresas do setor no país — e da Vinci Partners, é a nova responsável pelo serviço para 2,6 milhões de cidadãos das regiões do chamadobloco 3 da Cedae.

Dois meses antes do prazo previsto, a Rio+Saneamento agora assume a operação plena. Ao longo do contrato de concessão, serão feitos investimentos de 4,7 bilhões, a maioria nos primeiros dez anos, uma vez que o objetivo é universalizar o serviço em até 11 anos. O valor será investido em obras deinfraestrutura, de tratamento de esgoto e na manutenção das redes já existentes. Nas comunidades da Zona Oeste, serão investidos R$ 354 milhões paralevar mais dignidade e serviço de qualidade. A concessionária também vai gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.

"Vamos acompanhar a formação de uma geração inteira ao longo de 35 anos de concessão. Não estaremos ali somente para prestar o serviço e receber por isso.Faremos parte da vida daquelas pessoas, precisaremos estar integrados às suasnecessidades e demandas para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região", afirma o presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto.

Na capital, a concessionária vai atuar na distribuição de água para os bairros da AP5 na Zona Oeste. Para os moradores de Itaguaí, Seropédica e Paracambi - municípios também abastecidos pelos sistemas do Guandu e de Ribeirão das Lajes - além do abastecimento de água, o trabalho incluirá o tratamento e coleta de esgoto. No caso dos 14 municípios do interior, além da distribuição da água e do esgoto, a concessão contempla a produção e tratamento de água.
O que muda e o que não muda para o consumidor
Para os moradores da Zona Oeste, nada muda em relação às contas. Neste mês, eles receberão um boleto com as logomarcas da Zona Oeste Mais Saneamento(concessionária que continua responsável pela coleta e tratamento de esgoto) e da Rio+Saneamento. Já nos demais municípios, quem atualmente possui a conta daCedae em débito automático precisa ficar atento. Não haverá transferência automática para a nova concessionária e os clientes deverão cadastrar a Rio+Saneamento emseu banco.

Não será preciso comprar novo hidrômetro: quando necessário, o equipamento será disponibilizado pela concessionária e ficará sob a guarda do cliente.
 
Atendimento
Com a chegada da Rio+Saneamento, os moradores de grande parte da Zona Oeste da capital e de outras 17 cidades fluminenses contarão com diferentes canais decomunicação com a concessionária. Um deles é pelo telefone e WhatsApp nos números 0800 772 1025 (Zona Oeste) e 0800 772 1027 (interior).

O aplicativo Cliente Rio+Saneamento conta com um chat interativo, e os clientes também podem acessar o site riomaissaneamento.com.br, onde encontrarãoinformações gerais sobre os serviços e os endereços das lojas de atendimento, além da Agência Virtual. Nas redes sociais, a Rio+Saneamento possui perfis ativos no Instagram e no Facebook para estreitar a comunicação com oconsumidor e, assim, oferecer o melhor atendimento.