O Castramóvel estará na Lagoa na próxima quarta-feira, dia 03/08Reprodução / RJPET
A equipe de cerca de 50 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, trabalha com cães e gatos em dias alternados. Desde dezembro de 2021, mais de 110 mil animais já foram castrados. Os procedimentos também são realizados nas clínicas credenciadas pela Secretaria Estadual de Agricultura.
Por que é importante castrar?
De acordo com o veterinário Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar cerca de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, levando em conta que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.
“O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso cadelas e gatas evitamos infecção do útero, gravidez psicológica, tumores de mama e estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, disse o veterinário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.