Polícia Militar realiza patrulhamento em ruas do JacaréDivulgação/Polícia Militar

Rio - Moradores foram acordados por intensas trocas de tiros, nesta quinta-feira (18), no Complexo do Alemão e no Engenho da Rainha. Os disparos vindos dos dois locais também puderam ser ouvidos por quem vive em bairros próximos à região, como Pilares e Inhaúma. Desde o início da manhã, a Polícia Militar realiza operações em diversas comunidades da Zona Norte da cidade e em municípios da Região Metropolitana no Rio. 
No Complexo do Alemão, os disparos começaram por volta das 5h40, nas localidades do Relicário, Matinha e Canitar. "Acabei de ficar no meio do fogo cruzado, 'tô' tremendo da cabeça aos pés. Eu moro próximo ao Complexo do Alemão e sempre tem isso", contou uma moradora. "Espero que esses tiros 'passe' até a hora de eu ir trabalhar", pediu outra. "Área da Pedreira de Inhaúma, muitos tiros". "Eu 'to' em Pilares e (o confronto) está bem alto. Mas parece ser no Complexo do Alemão", disse mais um. Entretanto, a PM informou que não há confirmação de operação na região.
No Engenho da Rainha moradores relataram que estão com medo de deixar suas casas para irem trabalhar. "Muito tiro no Engenho da Rainha. Tiro parece que está dentro da minha casa. Sem poder sair pra trabalhar", lamentou uma pessoa. "Estou escutando tiros aqui do meu condomínio na Av. Dom Hélder Câmara. Não sei se é do Engenho da Rainha ou Jacarezinho ou Alemão", contou outro. "Eita que 'tá' puxado hoje, helicóptero e tiros logo cedo", disse um internauta.
De acordo com a Polícia Militar, o 3ºBPM (Méier), com apoio de unidades subordinadas ao 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), realizou uma operação nas comunidades do Flexal e Juramentinho, nos bairros do Engenho da Rainha e Tomás Coelho, para coibir roubos de veículos e carga, prender criminosos e apreender armas. Na região, um criminoso foi preso e com ele, apreendidos uma arma, munições e um rádio transmissor. Houve confronto, mas não há registro de feridos. 
Na comunidade do Jacaré, o policiamento foi reforçado. Militares do Batalhão de Ação com Cães (BAC) prenderam um acusado de matar o policial civil Jorge Luiz do Nascimento, em junho deste, no bairro de Inhaúma. Junto com o criminoso, outros dois homens também foram detidos. Com eles, foram apreendidos três carros roubados e drogas. O caso foi encaminhado à 19ª DP (Tijuca).
Ainda no Jacarezinho, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) prendeu um bandido por associação ao tráfico de drogas. O traficante monitorava movimentação das equipes que passavam pelas principais vias da favela. Com ele, um rádio transmissor foi apreendido.
Ainda na Zona Norte do Rio, policiais militares do 17ª BPM (Ilha do Governador), também com apoio do 1º CPA, atuam na comunidade da Vila Joaniza. As equipes pretendem coibir os roubos de veículos e carga, além de prender criminosos. De acordo com a PM, um homem foi preso. A ação resultou na apreensão de um rádio comunicador e fogos de artifício. Na favela da Tinta, em Cordovil, criminosos atearam fogo em um trailer, durante uma ação do 16º BPM (Olaria) para retirada de barricadas das ruas da região. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as unidades do Galeão estão abertas, mas com baixa frequência. As da Ilha e das outras comunidades funcionam normalmente. As Clínicas da Família Bibi Vogel, no Engenho da Rainha, e Assis Valente, no Galeão, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e interromperam o funcionamento. Na região de Tomás Coelho, a Clínica da Família Herbert de Souza mantém o atendimento à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já na Região Metropolitana, as operações acontecem em favelas dos municípios de Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias. Na favela do Vai Quem Quer, onde o 15º BPM (Duque de Caxias) atuou para reprimir a atuação de organizações criminosas, sete traficantes foram presos e um outro acabou morrendo. Com eles, seis pistolas e grande quantidade de drogas foram apreendidas. Em nota, a Prefeitura de Caxias afirmou que, até o momento, todas as unidades de saúde e de ensino da rede que atendem a região seguem funcionando normalmente. 
Nas comunidades da Engenhoca, do Morro do Santo Cristo, da Coreia, Vila Ipiranga, Nova Brasília e Marítimos, o 12º BPM (Niterói) atuou para reprimir o crime organizado. Na ação, houve confronto e dois criminosos foram baleados. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas eles não resistiram. A área foi isolada. Com os bandidos, foram apreendidos duas pistolas, uma granada e um rádio comunicador.
Segundo as secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Niterói, as unidades de ensino e de saúde da cidade não tiveram o funcionamento prejudicado pelas operações e estão funcionando normalmente. O 7º BPM (São Gonçalo) realizas operações nas comunidades de Trindade, Buraco Quente e Três Campos, para reprimir o crime organizado. Segundo a prefeitura, o funcionamento das unidades de ensino municipais seguem normalmente. 
A Polícia Militar pede a colaborações da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.