PM apreendeu uma réplica de pistola durante ação na favela Bandeira Dois Divulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou, nesta quarta-feira (24), operações em diferentes comunidades da Zona Norte do Rio. Equipes atuam contra o crime organizado nas favelas Bandeira Dois, no bairro de Del Castilho, do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina. 
De acordo com a PM, na favela Bandeira Dois, o 3º BPM (Méier) suspeitou de um homem que, ao ser abordado, ameaçou sacar uma arma, mas acabou sendo baleado por um policial. O suspeito foi socorrido e encaminhado ainda com vida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos. 
Com o homem, os militares encontraram uma réplica de pistola, quatro trouxinhas de maconha, 14 sacolés de cocaína, 103 pedras de crack e R$ 13 em espécie. A ocorrência foi encaminhada para a 44ª DP (Inhaúma). No Quitungo e Guaporé, a operação foi realizada pelo 16º BPM (Olaria), com apoio do 1º Comando de Policiamento de Área (1ºCPA), que removeu barricadas em vias públicas da região. Não houve prisões ou apreensões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, uma unidade da rede na região da comunidade do Quitungo presta atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários. Nos demais territórios, as unidades escolares funcionam normalmente. A pasta ressaltou que, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro nas escolas localizadas em áreas de conflito.
"O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado", completou a nota. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as unidades de saúde localizadas nessas regiões estão funcionando normalmente.