PM apreendeu três fuzis e uma granada no Morro do JordãoDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou, nesta sexta-feira (26), operações em diferentes comunidades da Região Metropolitana do Rio. Na capital fluminense, equipes atuam nas favelas do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina, na Zona Norte, e no Morro do Jordão, na Taquara, na Zona Oeste. Já na Baixada Fluminense, as ações acontecem nas localidades da Lagoa, no município de Magé, e no Parque das Missões, em Duque de Caxias.
Nas favelas da Zona Norte, a operação é realizada por policiais militares do 16º BPM (Olaria), com o apoio de outros batalhões, para apreender de armas de fogo e prender criminosos que atuam, inclusive, praticando roubos na região, além da retirada de barricadas. Em um dos pontos da comunidade, um homem, em liberdade condicional, foi abordado e encaminhado à 38°DP para averiguação.
Já no Morro do Jordão, a operação é conduzida por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Houve confronto na região e um criminoso acabou morrendo. Outros dois foram presos. Com eles, os policiais apreenderam três fuzis e uma granada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), uma unidade escolar precisou adiar o horário de entrada de alunos para garantir a segurança de todos por conta da operação no Quitungo e Guaporé. As demais unidades escolares da área estão abertas em atenção. Em nota, a Secretaria Muncipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Nilda Campos de Lima, que fica na região das comunidades, mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já na comunidade da Lagoa, a ação é feita pelo 34º BPM (Magé), junto com o 3º Comando de Policiamento de Área (3ºCPA), para reprimir o tráfico de drogas e a realização de eventos clandestinos. Até o momento, não há relatos de presos ou material ilícito encontrado. Segundo a Prefeitura de Magé, por precaução e garantia da segurança dos alunos, usuários do sistema de saúde e funcionários, o funcionamento das unidades de saúde e educação da região foi suspenso.
No Parque das Missões, o 15º BPM (Duque de Caxias) foram apreendidos, até o momento, um carro, 250 pedras de crack e 180 trouxinhas de maconha. A ação pretende de coibir movimentações criminosas na região, o que resultou na retirada de barricadas colocadas em vias públicas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por conta da operação, a Unidade Básica
de Saúde do Trevo das Missões, que atende a região, está trabalhando em alerta, mas sem suspender os serviços à comunidade. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que a Creche Municipal Gandur Assed teve as aulas suspensas.
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.