Participaram do programa 13 agentes de segurança socioeducativos masculino e feminino, uma pedagoga e dois alunos de direito da Universidade Estácio de SáDivulgação
Degase forma agentes em programa de desenvolvimento de liderança
Iniciativa contou com carga horária total de 80 horas, divididas em dez aulas
Rio - A primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Liderança, promovido pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas, certificou, nesta sexta-feira (26), 16 formandos, sendo 13 agentes de segurança socioeducativos masculino e feminino, uma pedagoga e dois alunos de Direito da Universidade Estácio. O curso teve início no último dia 15 e contou com carga horária total de 80h, dividas em dez aulas.
O programa é promovido pela Divisão de Capacitação Prática (Dicap) da Coordenação de Segurança e Inteligência (CSINT), do Departamento, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Foram abordando temas abrangentes com instruções nas seguintes áreas: Gestão de Pessoas, Inteligência Emocional, Comunicação Eficaz, Negociação, Feedback, Gestão de projetos, Saúde Mental, Legislação para Gestores, entre outras.
"Unimos conhecimentos da academia com um corpo de instrutores especialistas, mestres e doutores, além de conhecimento das escolas de negócios (MBA) e das escolas de segurança pública que adaptaram o conhecimento para a realidade do sistema socioeducativo", explicou o agente de segurança socioeducativo da Divisão de Capacitação Prática (Dicap), Thiago Luiz dos Santos Chaves.
Segundo a Dicap, o programa tem como objetivo formar profissionais que entendam a inteligência emocional como pilar fundamental da liderança, além de aperfeiçoar as habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Um dos diferenciais da formação é reforçar a importância da saúde mental na eficiência das equipes de alto desempenho e ter visão sistêmica da socioeducação em seus pilares: justiça, segurança, educação, saúde e assistência social.
"Esse é um tema essencial tanto para o sistema socioeducativo, quanto para o serviço público de maneira geral, porque um líder sempre faz a diferença e precisa estar disposto a ouvir e aprender cotidianamente", afirmou o diretor-geral do Degase Victor Poubel, que esteve presente na cerimônia. Poubel concluiu sua fala explicando que: "líderes não fazem imposições, eles motivam o seu time a fazer o que precisa ser feito e é isso que buscamos, pautar nossas ações em conhecimento acadêmico, prático, respeito e relações cada vez mais humanizadas".






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.