Marielle Franco e seu motorista, Anderson, foram assassinados em março de 2018Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Prefeitura lança cartilha sobre combate à violência política de gênero e racismo
A Cartilha do Comitê Marielle Franco, lançada nesta sexta-feira (2), está disponível gratuitamente para download e impressão
Rio - A Cartilha do Comitê Marielle Franco, que estabelece diretrizes sobre o combate à violência política e de gênero e o racismo, foi lançada pela Prefeitura do Rio, nesta sexta-feira (2). O documento está disponível gratuitamente para download e impressão na internet. Antes de baixar a cartilha, a pessoa interessada deverá responder um formulário simples, preenchendo as lacunas com nome, e-mail e o número de celular.
A secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, falou sobre a cartilha desenvolvida pela pasta. "Faltam 30 dias para as eleições do nosso país e mais do que nunca a presença e participação das mulheres no meio político é extremamente importante diante do cenário de polarização violenta. Porém, não basta estarmos presentes. Precisamos seguir vivas e seguras. Por isso, publicamos a cartilha com as diretrizes sobre como agir nesses casos de violência de gênero na política", explicou a secretária. Joyce falou também sobre a importância da criação do comitê para provocar mudanças no futuro e fazer do Rio uma referência na igualdade de gênero.
O Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as mulheres foi criado ano passado, durante as comemorações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado dia 25 de julho. Seu trabalho é voltado para o combate ao racismo e para a conscientização da população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade. Participam do comitê 13 instituições, entre elas a Câmara Municipal do Rio, espaço que Marielle integrava como vereadora pelo Psol, quando foi assassinada, em 14 março de 2018.
Na época, a vereadora Marielle Franco tinha 38 anos e o motorista Anderson Gomes tinha 39 anos. Marielle voltava de um evento na Rua dos Inválidos, na Lapa, quando um carro parou ao lado do veículo em que ela e Andersons estavam, na Rua Joaquim Palhares, próximo ao metrô, e dois bandidos dispararam, fugindo em seguida.
Quem tiver interesse em acessar a Cartilha do Comitê Marielle Franco, basta entrar no site https://mapa-da-mulher-carioca-pcrj.hub.arcgis.com/pages/violpolitica
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.