Grupo de criminosos são presos roubando passageiros no BRT Centro Metropolitano, na noite de sábado (3)Divulgação/ Subprefeitura de Jacarepaguá

Rio - Cinco criminosos foram presos, no fim da noite de sábado (3), logo depois de realizarem uma série de roubos na estação do BRT do Centro Metropolitano, próximo ao Rock in Rio, na Zona Oeste do Rio. Segundo policiais do 18º BPM (Jacarepaguá), dois homens, dois menores de idade e uma mulher foram conduzidos à 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Os criminosos foram presos com um celular furtado, mas moradores da região relataram que o grupo já vinha praticando furto de aparelhos celulares no transporte público desde o início do dia.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, acompanhada de outros agentes da subprefeitura, estava próximo do BRT Centro Metropolitano e acionou a Polícia Militar para esta ocorrência. Ao DIA, Talita relatou que sua equipe foi informada que criminosos estariam reunidos na estação para assaltar passageiros. "Começamos a receber várias denúncias de moradores nos grupos que participamos. Eu pessoalmente acompanhei uns 50 casos de ambulantes ilegais na região. Mas temos que ter cuidado ao agir, pois muitos acabam correndo ao serem abordados e fogem em direção à Avenida Abelardo Bueno, que é uma via que passa muitos carros", salientou.
Talita disse também que para os dias de Rock in Rio, a subprefeitura mobilizou uma força tarefa com 17 pessoas fazendo turnos de 24 horas. "Estamos tendo muito trabalho para manter a ordem. Entre as nossas tarefas estão monitorar a entrada dos taxis nas ruas próximas ao evento, verificar o funcionamento do BRT, supervisionar a presença de ambulantes, que muita das vezes são crianças, adolescentes e idosos, além de prestar assistência aos moradores", contou.
No primeiro dia de festival, na sexta-feira (2), policiais militares do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) prenderam nove pessoas no entorno da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o comando da unidade, cinco foram flagradas vendendo material falsificado com a logo marca do evento.
Ainda segundo os policiais, outras quatro foram presas pelo crime de cambismo. Com elas, os policiais encontraram cinco ingressos para o festival, R$ 400 em dinheiro e um aparelho de telefone celular. Todas as ocorrências foram encaminhadas para 16ª DP (Barra da Tijuca).
Vale ressaltar que tanto os serviços de segurança quanto a revista de acesso à Cidade do Rock são de responsabilidade da organização do evento. Na parte externa a Polícia Militar atua com um policiamento ostensivo composto por um efetivo de 570 policiais e 55 viaturas.