Quadrilha estava sendo monitorada e foi presa em flagrante enquanto saía da agência bancáriaDivulgação

Rio - A Polícia Civil prendeu sete pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava golpes bancários no Rio, nesta terça-feira (6). Segundo as investigações, os golpes eram aplicados com a ajuda da gerente de banco, identificada como Helena Pereira Augusto, que fornecia informações privilegiadas de documentos dos clientes.

Outros presos, identificados como Gerardo Mendes Ferreira e Paulo Ricardo dos Reis Santos eram os responsáveis por arrecadar CPFs e passarem para a gerente para que ela pudesse avaliar se os documentos estariam aptos para abertura de conta e posteriormente concessão de crédito, com o objetivo de dividirem os valores entre eles.

Os demais integrantes da quadrilha que foram detidos em flagrante são Maurício Afonso Manuel, Wagner Lima da Silva, Wallace da Silva de Sousa Figueiredo e Alex Sandro da Silva de Aguiar.


Segundo o delegado da 10ª DP (Botafogo), Daniel Rosa, a quadrilha estava sendo monitorada e foi presa em flagrante enquanto saíam do banco após darem entrada com documentos falsos e serem impedidos de abrir conta.

O delegado explicou ainda que os documentos falsos eram usados para cometer a fraude — foram apreendidos com os presos cédulas de identidade estrangeira falsas. Além disso, ele contou também como a quadrilha costumava agir.

"A investigação revelou a participação de uma gerente da agência, onde ela integrava esse grupo com a função de repassar informações, o grupo fornecia a ela CPF e dava o retorno pra ver se estava ok ou não para abertura de conta. Com isso, eles lesaram instituições bancárias e terceiras pessoas que não tinham noção da abertura de conta em seu nome. Consideramos que foi uma prisão exitosa, visto que foram 7 presos na Zona Sul do Rio, sem que fosse realizado nenhum disparo. Nós obtivemos informações de que eles estariam naquela localidade e após quase 5 horas de monitoramento conseguimos prender", disse.

Os presos vão responder pelos crimes de tentativa de estelionato, associação criminosa e uso de documento falso.