Desde junho desse ano, é possível fazer a emissão dessa certificação através de uma plataforma onlineDivulgação

Rio - Com o fim das medidas restritivas, o número de brasileiros que deixaram o país gerou um aumento na busca por apostilamentos de documentos em cartórios, uma certificação essencial para validar diplomas, procurações e certidões em mais de 120 países.
Para se ter uma ideia, somente até julho desse ano, já foram contabilizados cerca de 40 mil apostilamentos, segundo levantamento recente feito pelo 15º Ofício de Notas, maior cartório do Rio de Janeiro. O aumento pôde ser acompanhado nos dois últimos anos, tendo 2021 contabilizado 53.785 validações e 2020, no auge da pandemia, 44.499 documentos.
Desde junho, é possível fazer a emissão dessa certificação através de uma plataforma online, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça. A tabeliã substituta Michelle Novaes explicou como usar o apostilamento eletrônico: "o cidadão vai receber uma versão eletrônica de seu documento certificado, por e-mail ou celular, com um QR Code que permite a verificação da autenticidade por autoridades estrangeiras."