Terminal Alvorada, zona oeste do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Os primeiros ônibus dos 291 veículos do sistema de BRT comprados pela Prefeitura do Rio já estão ficando prontos. No total, foram 220 modelos articulados e outros 71 ônibus convencionais, ao custo total de R$ 241,8 milhões na compra. A previsão é a de que pelo menos os carros padrões comecem a circular na cidade até dezembro deste ano, e os articulados em março de 2023.

"O primeiro dos quase 700 BRTs que estamos comprando já está quase ficando pronto. Em breve vamos voltar a ter o sistema que a população merece", escreveu o prefeito Eduardo Paes em uma rede social. 
Ônibus do BRT estacionados no Terminal Alvorada.  - FÁBIO COSTA/AGÊNCIA O DIA
Ônibus do BRT estacionados no Terminal Alvorada. FÁBIO COSTA/AGÊNCIA O DIA


A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que os ônibus se somarão aos 300 articulados adquiridos na próxima licitação, que ocorrerá ainda este ano com previsão de entrega entre o final de 2023 e início de 2024. A Secretaria não informou o que será feito com as unidades que já estão em circulação.

O modal, segundo Eduardo Paes (PSD), vive uma "crise grave". Os usuários do atual sistema BRT viajam em veículos sem ar-condicionado, com lotação máxima e estrutura precária. A demanda de passageiros é maior do que a atual capacidade do sistema, provocando empurra-empurra na chegada dos ônibus nas estações e terminais.
Conduções do BRT lotadas no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. - Vanessa Ataliba/Agência O Dia
Conduções do BRT lotadas no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.Vanessa Ataliba/Agência O Dia